+ Projectos >> La Pista de Hielo

La Pista de Hielo

um filme de  Valéria Sarmiento

La Pista de Hielo


Sinopse:

«Z» - uma pequena cidade turística na fronteira franco-espanhola.

Gasparin, poeta mexicano clandestino, sem documentos e sem trabalho, desembarca em Z para pedir ajuda ao seu amigo de juventude, Remo, antigo escritor que acabou por triunfar nos negócios. Juntos percorreram a trilha dos poetas malditos durante vários anos no México. Mas hoje em dia, Remo, tendo-se tornado rico comerciante, é, entre outras coisas, proprietário do parque de campismo de «Z». Propõe a Gasparin que aí seja guarda nocturno. Em «Z» o parque de campismo é um lugar cimeiro: ali, veraneantes e locais encontram-se, divertem-se, amam-se, zangam-se.

Eric, funcionário municipal de pouca monta, roído por grandes ambições políticas, considera Remo um perfeito oportunista, um novo rico, de fugir a todo o custo. Um dia, em plena campanha eleitoral, Eric apaixona-se secretamente pela estrela local: a rapariga mais bonita da cidade, que se tinha tornado patinadora artística à escala nacional. Para seduzi-la, constrói para ela, às escondidas, uma enorme pista de gelo num velho palácio abandonado, sem permissão de construção, graças a fundos desviados e por meio de manobras administrativas obscuras.

É entre este modesto parque de campismo e esta pista de gelo desmesurada que uma míriade de personagens tão grotescas quanto comoventes vai desfilar durante o tempo de um Verão canicular. Através do quotidiano de Gasparim, Remo e Eric, da polifonia das suas vozes em contraste, das suas confissões, das ilusões que alimentam e das que perderam, descobrimos um tríptico em que três destinos diferentes se encontraram magnetizados por um só e mesmo crime...  

Neste tríptico, outras personagens vão transplantar sucessivamente os seus olhares sobre a conduta de cada um. Versões pessoais dos factos que se entrecruzam e se sobrepõem para descobrir pouco a pouco os móbeis que levaram ao drama da história. Os factos desdobram-se assim ao longo da narração através de múltiplas facetas e uma profusão de planos. Um cortejo de personagens secundárias (uma jovem marginal drogada permanentemente armada com uma faca, um velho guarda nocturno rabugento com um passado militar improvável, etc.) que nos afasta mas também nos elucida sobre a intriga que se desenrola, como se se tratasse de um puzzle para resolver.

O desfecho vai-se determinando pouco a pouco, através de fragmentos de conversas dispersas, de opiniões murmuradas, quais ingredientes do acto sanguinário. Assim, a identidade totalmente inesperada do assassino só se torna conhecida mesmo no final do filme. 

Ficha Técnica:

Realização - Valeria Sarmiento
Argumento - Alan Pauls
A partir de um romance de - homónimo de Roberto Bolaño
uma co-produção - Alfama Films Paris, Leopardo Filmes
com o apoio - do Programa Europa Criativa - MEDIA União Europeia

Título Original / Internacional: La Pista de Hielo
Ano de Produção: 0
Género: Longa-metragem



+ Comprar

DVDs

?
Se ainda não está registado, faça agora o seu registo.

+ Newsletter

Subscreva aqui a
Newsletter


+ Pub

+ Pesquisa


+ Siga-nos em

f f f f f