+ Notícias >> Mostra “Transparência e Integridade” assinala Dia Internacional contra a Corrupção no Espaço Nimas

Mostra “Transparência e Integridade” assinala Dia Internacional contra a Corrupção no Espaço Nimas

Mostra “Transparência e Integridade” assinala Dia Internacional contra a Corrupção no Espaço Nimas

A Leopardo Filmes e a Medeia Filmes juntam-se à associação Transparência e Integridade para assinalar o Dia Internacional Contra a Corrupção (9 de Dezembro), através da exibição de três filmes, sempre apresentados por convidados. Esta mostra acontecerá no Espaço Nimas, a 9, 11 e 12 de Dezembro, sempre na sessão das 19h00. CITIZENFOUR, LEVIATÃ e o CAIMÃO serão os filmes exibidos e comentados.

CITIZENFOUR será exibido no dia 9 de Dezembro, e contará com uma apresentação por SANDRA FELGUEIRAS, jornalista e coordenadora do Sexta às 9, programa de jornalismo de investigação. Este documentário é o resultado dos encontros de Edward Snowden com a realizadora Laura Poitras e com o jornalista Glenn Greenwald, nos quais o antigo funcionário da NSA (agência de segurança norte-americana) revelou informações sobre vigilância e espionagem que abalaram o mundo. CITIZENFOUR venceu inúmeros prémios, incluindo o Óscar de Melhor Documentário e o BAFTA na mesma categoria.

JOSÉ MILHAZES, jornalista e historiador especializado em assuntos relacionados com a Rússia, irá apresentar LEVIATÃ, um retrato cru da Rússia contemporânea. LEVIATÃ, alvo de polémica no seu país de origem quando estreou em 2015, ganhou vários prémios entre os quais o Prémio de Melhor Argumento em Cannes e o Golden Globe para Melhor Filme Estrangeiro, para além da nomeação para o Oscar na mesma categoria. No filme, Kolia mora numa pequena cidade no norte da Rússia, e o Presidente da Câmara da cidade deseja apropriar-se do seu terreno, da sua casa e da sua garagem, mas Kolia não suporta a ideia de perder tudo o que possui. É então que o Presidente da Câmara adopta outros métodos.

O CAIMÃO, filme de Nanni Moretti, será apresentado por LUÍS DE SOUSA, fundador e primeiro presidente da TIAC, investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, especialista em políticas de combate à corrupção, coordenador da rede de investigação sobre agências anti-corrupção ANCORAGE-NET e consultor internacional na matéria. No filme, o produtor Bruno Bonomo não consegue arranjar financiamento para o seu próximo projecto. É aí que o seu caminho se cruza com o de uma jovem realizadora que lhe entrega um guião, Il Caimano. Inicialmente, Bruno pensa que é um thriller, mas apercebe-se mais tarde que se trata de um filme sobre Silvio Berlusconi.

MOSTRA TRANSPARÊNCIA E INTEGRIDADE
9, 11 e 12 DE DEZEMBRO, ESPAÇO NIMAS
19h00


9 de DEZEMBRO, SÁBADO
Dia Internacional Contra a Corrupção
CITIZENFOUR, um filme de Laura Poitras
Apresentação por SANDRA FELGUEIRAS (jornalista)

11 de DEZEMBRO, SEGUNDA-FEIRA
LEVIATÃ, um filme de Andrey Zvyagintsev
Apresentação por JOSÉ MILHAZES (jornalista e historiador)


12 de DEZEMBRO, TERÇA-FEIRA
O CAIMÃO, um filme de Nanni Moretti
Apresentação por Luís de Sousa (investigador do Instituto de Ciências Sociais e antigo presidente da TIAC)


Bilhetes: 5€

Os bilhetes já estão à venda.

A Mostra Transparência e Integridade insere-se no Festival Transparente, organizado pela Transparência e Integridade – Transparency International Portugal.

29-11-2017

RSS

+ Comprar

DVDs

?
Se ainda não está registado, faça agora o seu registo.

+ Newsletter

Subscreva aqui a
Newsletter


+ Pub

+ Pesquisa


+ Siga-nos em

f f f f f