+ LEOPARDO Filmes >> João Canijo

João Canijo

João Canijo

Começa a dedicar-se ao cinema em inícios dos anos 80, trabalhando não só como realizador mas também como assistente de realização e de produção de filmes de outros cineastas.

Dando provas de assinalável versatilidade, João Canijo trabalha também para televisão. É ainda no sistema de co-produção com uma empresa francesa que regressa à longa-metragem com Sapatos Pretos (1998), onde, a partir duma história verídica, revela qualidades de técnica narrativa e de definição de personagens assinaladas pela crítica e reforçadas no trabalho seguinte, Ganhar a Vida (2001), uma das obras mais significativas do cinema português do início do séc. XXI. Para realizar este filme João Canijo travou conhecimento com as comunidades portuguesas da zona de Paris, homenageando-as numa das poucas películas portuguesas a ter como tema a emigração e o grau (por vezes escasso) de integração dos portugueses no país de acolhimento.

A sua última longa-metragem, Mal Nascida, é o fecho de um ciclo de “Noite Escura” (2003) e “Filha da Mãe” (1990) completando esta triologia baseada na tragédia grega.

Filmografia:

Mal Nascida (2007)
Noite Escura (2003)
Ganhar a Vida (2000)
Três Menos Eu (1998)
Sapatos Pretos (1997)
Filha da Mãe (1990)

+ Comprar

DVDs

?
Se ainda não está registado, faça agora o seu registo.

+ Newsletter

Subscreva aqui a
Newsletter


+ Pub

+ Pesquisa


+ Siga-nos em

f f f f f