Mailing list
Catálogo

As Mãos Sobre a Cidade Le mani sulla città

Um filme de Francesco Rosi com Rod Steiger, Salvo Randone, Guido Alberti, Angelo D'Alessandro

Depois da queda de um edifício residencial que faz vítimas, um poderoso magnata imobiliário e vereador é alvo de investigação por tráfico de influências, num negócio massivo de construção com que havia enriquecido. Rosi foca-se agora nas poderosas forças corruptas que estrangulam a sua Nápoles natal (que filma com especial esmero), durante o período da “reconstrução” que se seguiu à Segunda Guerra Mundial. Sem deixar de apostar em qualidades fortes de entretenimento capazes de seduzir o grande público – Rod Steiger, nesta altura já um peso pesado de Hollywood, encarna a personagem principal –, o cineasta desenvolve uma análise fílmica, quase clínica e plenamente informativa, de um inquérito criminal capaz de abalar a política partenopeia.

1963 | Itália | M/12 | 1h 41min | Drama | Longa-metragem

Crítica

«Um triunfo de forma sobre conteúdo? Prefiro pensar nele como um triunfo de amor. (…) O filme irradia afecto pelas ruas e becos da cidade natal de Rosi, pelos seus trabalhadores e donas de casa – até, por vezes, pelos seus grotescos e engraçados vigaristas.»

Stuart Klawans

«A exposição do escritor-realizador Francesco Rosi sobre corrupção municipal é um drama político poderoso, um dos olhares mais complexos do cinema sobre como a democracia é corrompida por um sistema que não trabalha e como uma cidade é construída.»

Dennis Schwartz

Actores e ficha técnica

Com: Rod Steiger, Salvo Randone, Guido Alberti, Angelo D'Alessandro, Carlo Fermariello, Marcello Cannavale


Realização Francesco Rosi 

Argumento Francesco Rosi, Raffaele La Capria, Enzo Provenzale, Enzo Forcella 

Direcção de Fotografia Gianni Di Venanzo 

Montagem Mario Serandrei
Produção Lionello Santi, GALATEA FILM
Distribuição Leopardo Filmes

Subscreva a nossa newsletterr

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.