Bom Dia, Noite Buongiorno, notte
Roma, 1978. A jovem Chiara muda-se para um novo apartamento com o namorado. Aparentemente vive uma existência rotineira banal, mas o seu colega Enzo começa a suspeitar que existe algo para além da sua aparência de tranquilidade. Na verdade ela esconde a sua verdadeira identidade, como membro do grupo terrorista italiano Brigadas Vermelhas, que planeia o rapto e assassinato do ex-Primeiro Ministro italiano, Aldo Moro, como paga pelos crimes que supostamente cometeu.
Os acontecimentos são vistos através dos olhos de Chiara, por vezes perdida, por vezes com medo, num misto de realidade e sonho. À medida que o plano decorre com sucesso, no sentido de manter cativo um político eminente, enquanto o país mergulha numa crise cujos efeitos se começam a sentir. A cada dia que passa a tensão dentro do grupo aumenta, pois os terroristas tornam-se tão cativos como o próprio prisioneiro. Apaixonada por uma utopia revolucionária, as suspeitas e dúvidas de Chiara aumentam, e ela começa a questionar-se, tanto emocional como ideologicamente, sobre o seu compromisso e os seus actos.
Baseado na história verdadeira do rapto do antigo Primeiro Ministro Aldo Moro, em 1978, um crime que surpreendeu uma nação. Todavia, numa época em que o terrorismo e os fundamentalismos proliferam por todo o mundo, este filme sensível e profundo explora o fracasso das ideologias radicais, apresentando uma alegoria para a morte do sonho socialista, transcendendo o seu contexto italiano. Rara e valiosa é a sua abordagem humana e compassiva que celebra o valor da vida e lamenta a sua perda para além da moralidade e do julgamento. A escala intimista, complexa mas contudo em grande escala deste filme revela Marco Bellocchio (Il Sorriso de mia Madre) como um realizador no auge das suas capacidades.
DVD 9; PAL Zona 2; Formato: 2.35:1; Ecrã 16/9 compatível com 4/3; cor; Duração: 107’; M/12 Som 5.1 Dolby Digital
Festivais e prémios
David Di Donatello Awards
European Film Awards
Venice Film Festival
Actores e ficha técnica
LUIGI LO CASCIO
MAYA SANSA
ROBERTO HERLITZKA
PIER GIORGIO BELLOCCHIO
GIOVANNI CALCAGNO
PAOLO BRIGUGLIA
realização MARCO BELLOCCHIO
argumento MARCO BELLOCCHIOfotografia PASQUALE MARI
montagem FRANCESCA CALVELLI
música original e aconselhamento musical RICCARDO GIAGNI
design de produção MARCO DENTICI
guarda-roupa SERGIO BALLO
som GAETANO CARITO
produção FILMALBATROS - RAI CINEMA
em colaboração com SKI
produzido por MARCO BELLOCCHIO e SERGIO PELONE