Mailing list
Catálogo

Close Close

Um filme de Lukas Dhont com Eden Dambrine, Gustav de Waele, Émilie Dequenne, Léa Drucke

A muito antecipada segunda longa de Lukas Dhont, realizador que venceu a Camera d'Or e a Queer Palm com Girl, é a história de Léo e Rémi, melhores amigos, com 13 anos e que adoram passar o tempo livre juntos. A relação íntima dos dois é alvo de comentários desprezíveis por parte dos colegas da escola. Os laços que os unem são violentados e, inevitavelmente, os resultados são devastadores. Filme avassalador sobre a adolescência e a amizade com interpretações sublimes dos actores estreantes, Close é uma ode à responsabilidade dos afectos alicerçado numa crítica feroz à normalização social da agressão e demonização da ternura física e emocional.

2022 | Bélgica, França | M/12 | 1h 45min | Drama | Longa-metragem

Festivais e prémios

Oscars 2023 - Nomeação Melhor Filme Internacional

Festival de Cannes 2022 - Grande Prémio do Júri

Festival de Palic 2022 - Melhor Filme

Festival de Sydney 2022 - Melhor Filme

Crítica

«Dambrine e De Waele são maravilhosamente naturais, comunicando as complexidades da experiência juvenil com franqueza e aprumo impressionantes.»

The New York Times

«(...) é difícil imaginar alguém a ver CLOSE sem se deixar abalar pela sua tremenda empatia e visão. Aos 31 anos, [Dhont] já é um cineasta excepcional, e este é um filme excepcional.»

BBC.com

«Uma esmagadora história de luto contada com elegância pelo realizador belga Lukas Dhont.»

Associated Press

«Quando e como atinge [o espectador] é uma prova das habilidades de Dhont como cineasta. Não há um só momento. Pode ser um de muitos. E isso, francamente, é um feito cinematográfico verdadeiramente notável.»

The Playlist

Actores e ficha técnica

Com: Eden Dambrine, Gustav De Waele, Émilie Dequenne, Léa Drucker


Realização: Lukas Dhont
Argumento: Lukas Dhont, Angelo Tijssens
Director de Fotografia: Frank van de Eeden
Montagem: Alain Dessauvage
Produtora: MENUET


Distribuição: Leopardo Filmes

Biografia do realizador

Lukas Dhont é um realizador e argumentista belga, nascido em 1991. Licenciou-se em Artes Audiovisuais pelo Conservatório de KASK. As suas primeiras curtas-metragens, Corps Perdu (2012) e L’infini (2014), receberam vários prémios e deram a Dhont notoriedade como jovem cineasta. Ao longo dos seus estudos, concentrou-se maioritariamente na ficção, mas também explorou as possibilidades do documentário. Em 2016, Dhont participou na Cannes Cinéfondation Residence, com o roteiro do seu primeiro filme Girl. O filme foi lançado dois anos depois, em 2018, ganhando o prémio de Caméra D'or para Melhor Primeira Longa-Metragem no Festival de Cannes.

Closer (2022), a segunda longa de Lukas Dhont, ganhou o prestigiado Grande Prémio no Festival de Cannes deste ano e faz parte da selecção oficial do LEFFEST22.

Subscreva a nossa newsletterr

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.