História de Um Segredo Histoire d'un secret
Quando tinha quatro anos e meio a minha mãe desapareceu. A nossa família disse-nos, a mim e à minha irmã, que ela tinha ido trabalhar para Paris. Um ano e meio mais tarde, a nossa avó confessava-nos que ela tinha morrido numa operação ao apêndice.
Durante a nossa infância e adolescência, o nosso pai nunca nos falou dela, a não ser para nos dizer que ela tinha sido uma pintora e uma mulher extraordinária. Fechou os quadros dela num armário e arrumou as fotografias numa gaveta, que nos proibiu de abrir. Se por vezes lhe desobedeci, nunca manifestei realmente grande curiosidade por aquela que tinha sido minha mãe e de quem nem sequer reconhecia o rosto nas fotografias.
Quando o nosso pai se decidiu finalmente a falar-nos da nossa mãe, foi para nos revelar as verdadeiras circunstâncias em que ela morreu. Esse segredo que ele guardou durante 25 anos sozinho tinha-o impedido de nos falar da sua vida e de nos mostrar a obra dela. Ao quebrar esse tabu ele devolveu-nos a nossa mãe. Senti então a necessidade de reconstruir esta história e reencontrar aquela que me tinha sido duplamente roubada pela morte e pelo segredo. Ela era pintora, eu sou cineasta. À falta de lembranças, são os seus quadros que podem, com o cinema, conduzir-me até ela.
DVD 5; PAL Zona 2; Formato: 1.78:1; Ecrã 4/3; Cor; Som 2.0 Dolby Stereo
Actores e ficha técnica
Jean-Jacques Vautier
Thérèse Vautier
Isabel Otero
Jeanne Vautier
Realização Mariana Otero
Imagem Helene Louvart (A.F.C.)
Som Patrick Genet
Montagem Nelly Quettier
Montagem de Som e Misturas Pascal Rouselle
Música Original Michael Galasso
Produtor Denis Freyd
Uma Co-Produção Archipel 35 – Ina
Em Associação com France 5
Com a Participação do Centre National de La Cinématographie, Conseil Régional de Bretagne, Conseil Général D’ille-Et-Vilaine
DVD 5; PAL Zona 2; Formato: 1.78:1; Ecrã 4/3; Cor; Som 2.0 Dolby Stereo