Mailing list
Catálogo

III Guerra Mundial Jang-e jahani sevom

Um filme de Houman Seyedi com Mohsen Tanabandeh, Mahsa Hejazi, Neda Jebraeili, Navid Nosrati

Shakib (Mohsen Tanabandeh) trabalha na construção civil e vive como sem-abrigo, após perder a mulher e o filho num terramoto. Ao longo dos últimos anos, desenvolve um relacionamento com Ladan (Mahsa Hejazi), uma prostituta surda e muda. Quando o edifício onde Shakib trabalha se transforma no cenário de um filme sobre as atrocidades cometidas por Hitler durante a II Guerra Mundial, surge um convite para interpretar um papel: Shakib recebe ainda uma casa e a oportunidade de reconstruir a sua vida. Ladan pede-lhe ajuda, obrigando-o a elaborar um plano que poderá, no entanto, destruir a possibilidade de alterar o curso da sua existência.

Coimbra - Medeia Teatro Académico de Gil Vicente

21:00

Lisboa - Medeia Cinema Nimas

15:30
2022 | Irão | M/14 | 1h 57min | Longa-metragem

Festivais e prémios

Festival de Cinema de Veneza 2022 – Prémio Orizzonti para Melhor Actor, Prémio Orizzonti para Melhor Filme
Lisbon & Sintra Film Festival – Selecção Oficial, Fora de Competição

Tokyo International Film Festival – Prémio Especial do Júri

Crítica

«Este é um grande filme - absurdista - político - e sentimental - e feito no limite, num momento em que o Irão está em completa convulsão. Todos deveriam ver este filme.»

Gus Van Sant

«Totalmente original, profundamente perturbador e chocante. Um filme verdadeiramente provocador.»

Atom Egoyan

«​Um filme incrivelmente poderoso que interroga os conceitos de poder e violência. O argumento, a câmara e os actores combinam lindamente. Este chocante e forte trabalho irá assombrar a consciência por um longo período.»

Audrey Diwan

«III GUERRA MUNDIAL é um dos filmes mais empolgantes que vi nos últimos anos. Com um argumento perfeito e incrivelmente original, performances angustiantes e uma impecável e enérgica realização, este filme vai partir o seu coração e despertar a sua mente»

Isabel Coixet

«​Conto realista/metafórico habilmente elaborado sobre a sociedade autoritária… Um drama de roer as unhas que também carrega uma grande mensagem social.»

Deborah Young, The Film Verdict

«​Com a urgência de um bom thriller e a clareza de uma fábula… Mohsen Tanabandeh é extraordinário no retrato sombriamente cómico de Houman Seyedi da produção de um filme sobre o Holocausto.​»

Jonathan Holland, Screen Daily

«​Concebido com precisão e agonizantemente executado, Seyedi (…) apresenta uma rajada quente de semântica social definida por uma ligação directa com o submundo do crime, frequentemente bastante minimizado no cinema iraniano moderno.​»

Nicholas Bell, IONCINEMA

Actores e ficha técnica

Mohsen Tanabandeh, Mahsa Hejazi, Neda Jebraeili, Navid Nosrati


Argumento: Houman Seyyedi, Arian Vazirdaftari, Azad Jafarian
Produção: Houman Seyyedi
Director de Fotografia: Payman Shadmanfar
Montagem: Houman Seyyedi
Distribuição: Leopardo Filmes

Biografia do realizador

Houman Seyedi começou a sua carreira como actor, em filmes como Yek Teke Nan (2005), de Kamal Tabrizi e, no ano seguinte, em Fireworks Wednesday (2006), de Asghar Farhadi. Nascido em 1980, na cidade de Rasht, no Irão, realizou a sua primeira longa-metragem, Africa, em 2010. Ganhou diversos prémios internacionais como o Crystal Simorgh para Melhor Actor Secundário com o filme I am Diego Maradona, de Bahram Tavakoli, e o Crystal Simorgh para Melhor Argumento por Sheeple (2018). Algumas das suas interpretações mais notáveis incluem o papel no filme Special Line (2014) ou na série, que também realizou, The Frog (2020-2021).

Coimbra - Medeia Teatro Académico de Gil Vicente

21:00

Lisboa - Medeia Cinema Nimas

15:30

Subscreva a nossa newsletterr

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.