O Romance de Jim Le Roman de Jim
Por mero acaso, Aymeric encontra-se com Florence, que conheceu anos antes quando trabalhavam juntos num supermercado. Ele acabou de sair da prisão por um delito menor, ela está grávida de seis meses. Os dois apaixonam-se e Aymeric está presente quando Florence tem o bebé, Jim. Os três formam uma família no Jura, mas a sua felicidade é perturbada anos mais tarde, quando Christophe, o pai biológico de Jim, regressa às suas vidas. Uma viagem íntima onde a paisagem montanhosa reflecte a imensidão interior das personagens, O Romance de Jim é um melodrama sobre a paternidade e a passagem do tempo, sobre amor e resignação.
Lisboa - Medeia Cinema Nimas
17:00Festivais e prémios
Festival de Cannes 2024 – Cannes Première
Festival de Bruxelas 2024 – Competição Internacional – Grande Prémio
Prémios César 2025 – Melhor Actor (Karim Leklou)
LEFFEST 2024 – Lisboa Film Festival – Selecção Oficial em Competição – Prémio Melhor Interpretação Masculina (Karim Leklou)
Prémios Lumière 2025 – Nomeação para Melhor Filme e Melhor Actor (Karim Leklou)
Crítica
«Com grande força romântica, este belíssimo filme dos irmãos Larrieu conta a história de uma paternidade atípica e desperta emoção onde menos se espera.»
Libération
«Aymeric [Karim Leklou] consegue criar uma linha de fuga, inventar um novo plano de existência – o movimento eterno dos Larrieu, que encontra aqui uma das suas mais belas concretizações.»
Les Inrockuptibles
«Os irmãos Larrieu, que praticam um cinema descentralizado, pintam um novo retrato provincial desprovido de qualquer folclore, procurando em cada pessoa, tal como em cada lugar, a singularidade do comum.»
Le Monde
«A emoção é tal diante desta história de paternidade frustrada pelo destino que choramos todas as lágrimas do nosso corpo.»
Bande à part
«O Romance de Jim é um melodrama amplo e profundo sobre a paternidade, no qual todas as personagens existem intensamente.»
Le Parisien
Télérama
Actores e ficha técnica
Elenco: Karim Leklou, Laetitia Dosch, Bertrand Belin
Argumento: Arnaud Larrieu, Jean-Marie Larrieu
Fotografia: Irina Lubtchansky
Produção: Kevin Chneiweiss
Distribuição: Leopardo Filmes
Biografia do realizador
Arnaud e Jean-Marie nasceram, respectivamente, em 1965 e 1966, em Lourdes, uma cidade próxima dos Pirenéus. A paixão pelo cinema surgiu cedo nas suas infâncias por influência do seu avô, um fotógrafo amador que os encorajou a filmar em Super 8. Depois de ambos falharem a entrada na La Fémis, decidiram estudar filosofia. Após concluir os estudos, regressaram ao cinema e realizaram várias curtas-metragens. A sua primeira longa-metragem, Fin d’été, estreou-se comercialmente em 1999. No ano seguinte, a média-metragem La brèche de Roland, a sua primeira colaboração com Mathieu Amalric, teve estreia na Quinzena dos Cineastas em Cannes. Em 2003, a sua segunda longa-metragem, Un homme, un vrai, estreou-se na Competição Oficial do Festival de Torino e, em 2005, Vingt et une nuits avec Pattie estreou-se na Competição Oficial do Festival de San Sebastián e venceu o Prémio de Melhor Argumento. No mesmo ano, Pintar ou Fazer Amor participou na Competição Oficial do Festival de Cannes. A obra destes dois irmãos é reconhecida pelo seu humor e excentricidade, localizando-se maioritariamente no sudoeste francês, onde cresceram. O seu penúltimo filme, Tralala (2021), foi filmado na sua cidade natal de Lourdes, tendo sido apresentado fora de competição no Festival de Cannes. O seu último e mais recente filme, Le Roman de Jim, também estreou-se no Festival de Cannes, em 2024.