O Sacrifício The Sacrifice
Alexander, jornalista e intelectual, confessa ao seu filho pequeno a preocupação que sente em relação à falta de espiritualidade no mundo moderno. Na noite do seu aniversário, irrompe a Terceira Guerra Mundial. Num momento de desespero, Alexander vira-se para Deus, argumentando e oferecendo-Lhe tudo para evitar o holocausto nuclear.
Festivais e prémios
Festival de Cannes 1986 – Grande Prémio do Júri, Prémio FIPRESCI, Prémio do Júri Ecuménico, Prémio Contribuição Artística para Sven Nykvist
Prémios BAFTA 1988 – Melhor Filme Estrangeiro
Festival Internacional de Valladolid – Prémio Melhor Filme
Actores e ficha técnica
Erland Josephson
Susan Fleetwood
Allan Edwall
Guðrún S. Gísladóttir
Argumento e Realização - Andrei Tarkovsky
Director de Fotografia - Sven Nykvist
Montagem - Michal Leszczylowski, Andrei Tarkovsky
Produção - Anna-Lena Wibom
Biografia do realizador
Andrei Tarkovsky (1932-1986) realizou sete longas-metragens que o afirmaram num dos mais importantes realizadores da história do cinema. O seu legado é tal que instituiu uma linguagem e estéticas próprias. Estudou realização em Moscovo, onde realizou o seu primeiro filme, a média-metragem "O Rolo Compressor e o Violino". A sua primeira longa-metragem foi "A Infância de Ivan", que venceu o Leão de Ouro no Festival de Veneza e o afirmou como realizador de referência, estatuto que confirmou ao longo da sua distinta carreira, com filmes como "Andrei Rublev", "Solaris" ou "Nostalgia".