Raparigas Las Niñas
“Venho para me confessar, senhor Padre, porque pequei. – Que pecados haveis cometido, minha filha? – Nem sei.”
No coro de um colégio católico para raparigas, a voz de Celia não deverá ser ouvida. Mas a sua aceitação muda das doutrinas conservadoras de um ambiente absolutamente desprovido de cor e individualidade é abalada pela chegada de uma nova colega, Brisa. Encontrando-se no limiar da adolescência, Celia descobre uma sede de viver em toda a sua glória multifacetada. Rapidamente se desenvolve um laço entre as duas raparigas, e juntas mobilizam-se contra as figuras de autoridade e as suas estritas normas. Através de pequenos actos de rebelião, Celia encontra a coragem para expressar a sua desconfiança crescente no sistema de valores que governa o mundo em que se insere na Espanha da década de 1990, à medida que começam a surgir questões acerca da sua própria família – um tópico sobre o qual a sua mãe sempre se manteve em silêncio.
Festivais e prémios
Prémios Goya – Melhor Realização (Pilar Palomero); Melhor Argumento Original (Pilar Palomero); Melhor Fotografia (Daniela Cajías); Melhor Filme
Festival de Berlim – Generation Kplus
Festival de San Sebastián – Prémio Dunia Ayaso
Festival de Málaga – Biznaga de Ouro para Melhor Filme Espanhol (Pilar Palomero); Biznaga de Prata para Melhor Fotografia (Daniela Cajías), Prémio Feroz Puerta Oscura para Melhor Filme (Pilar Palomero)
Prémios José María Forqué – Melhor Filme
Actores e ficha técnica
Andrea Fandos
Natalia de Molina
Zoé Arnao
Julia Sierra
Francesca Piñón
Ainara Nieto
Elisa Martinez
Carlota Gurpeguí
Jesusa Aldany
Mercé Mariné
Realização e argumento Pilar Palomero
Fotografia Daniela Cajías
Montagem Sofi Escudé
Música Carlos Naya
Desenho de som Alejandra Molina
Som Amanda Villavieja
Direcção de Arte Mónica Bernuy
Guarda-roupa Arantxa Ezquerro
Maquilhagem Carmen Arbues
Assistente de realização Ignacio Lasierra
Director de produção Uriel Wisnia
Produção Valérie Delpierre, Alex Lafuente
Distribuição Leopardo Filmes
Biografia do realizador
Nascida em Saragoça, Espanha, Pilar Palomero formou-se em filologia hispânica na universidade da sua cidade natal, tendo depois trabalhado durante vários anos como argumentista e professora. Em 2013, ingressou no Mestrado em realização na Film Factory em Sarajevo, onde teve como mentor Béla Tarr. As suas curtas-metragens foram exibidas em inúmeros festivais internacionais. Las Niñas, filme que escreveu e realizou, é a sua primeira longa-metragem.