Um Amor de Perdição Um Amor de Perdição
Esta poderia ser a história de um encontro entre Simão e Teresa, sob fundo de conflito entre duas famílias da burguesia portuguesa...
Simão é um adolescente quase criança, solitário, intransigente, narcisista, destrutivo e suicidário que atrai como uma aura fatal, uma luz negra, a maior parte das pessoas com quem se cruza.
Mas Teresa existe, ou é apenas uma ideia, uma imagem, um reflexo? Teresa é uma aparição. Um pretexto para uma revolta amoral e violenta, para Um Amor de Perdição.
Festivais e prémios
Candidato ao Oscar da Academia
para Melhor Filme Estrangeiro
Em competição
61st Locarno Film Festival 2008
Competição Novos Realizadores
Mostra de Cinema de São Paulo 2008
Selecção Oficial Em Competição
Festival Internacional de Cine de Las Palmas de Gran Canaria 2009
Selecção Internacional
BAFICI (Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente) 2009
Actores e ficha técnica
Tomás Alves - Simão Botelho
Patrícia Franco - Rita Botelho
Willion Brandão - Zé Xavier
Catarina Wallenstein - Mariana da Cruz
Virgílio Castelo - João da Cruz
Ana Moreira - Teresa
Ana Padrão - Preciosa
Rui Morrison - Domingos Botelho
Rafael Morais - Manuel Botelho
Manuel Mesquita - Baltazar
Alexandra Lopes - Bé (Julieta)
Francisco Nascimento - Encenador
Carlos Alberto - 1º Guarda
Diogo Roque - Romeu
Dinarte Branco - Contínuo
Samuel Félix - Motociclista
Paulo Pires - Santos Sousa
Realização - Mário Barroso
Direcção de Arte - Isabel Branco
Imagem - Mário Barroso
Direcção de Produção - Ana Pinhão
Chefe de Produção - Ermelinda Santos
Assistente de Realização - Maria João Matos Silva
Assistente de Imagem - Iana Ferreira
Decoração - Paula Szabo
Operador de Câmara - Eberhard Schedl
Secretária de Produção - Maria Galhardo
Som - Pedro Melo
Produtora - Clap Filmes
Produtora Associada - Leopardo Filmes
Nota de intenções
Ao adaptar o romance Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, ao cinema pretendi concentrar-me naquele que considero ser o real mote impulsionador da históri«Ao adaptar o romance Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, ao cinema pretendi concentrar-me naquele que considero ser o real mote impulsionador da história: a obstinação, a história de oposição que leva à auto-destruição do herói e não tanto a história de amor proibido entre dois adolescentes.
UM AMOR DE PERDIÇÃO é, essencialmente, Simão Botelho. O adolescente que não reconhece autoridade nem moral porque vive fora dela, tem a sua própria ética que o vai levar até ao fim aniquilador, como se de algo inevitável se tratasse…
Mais do que uma história de paixão, uma história de violência e rivalidade.
Mário Barroso