Mailing list

Notícia

Notícia

A NOIVA, de Sérgio Tréfaut: a primeira grande estreia nacional do ano, pela mão da Leopardo Filmes

A NOIVA, aguardada última obra de Sérgio Tréfaut sobre uma adolescente europeia que fugiu para o Iraque para ser noiva de um guerrilheiro do Daesh, é uma estreia exclusiva da Leopardo Filmes. Tem sessão especial, com presença do realizador e elenco, marcada para hoje, 12 de Janeiro, às 21h, no cinema Medeia Nimas.

Depois da estreia no circuito mundial, sendo alvo de Selecção Oficial para a Secção Orizzonti do Festival de Veneza e tendo vencido o prémio New Waves no Festival de Cinema Europeu de Sevilha, A NOIVA, de Sérgio Tréfaut, apresenta-se agora como a primeira grande estreia portuguesa do ano.


O filme conta a história de uma adolescente portuguesa, que, como tantas outras adolescentes europeias, fugiram de casa para casar com um guerrilheiro do ISIS, tornando-se uma noiva da Jihad. Uns anos depois a sua vida mudou dramaticamente. É mãe de duas crianças, espera uma terceira e vive num campo de prisioneiros no Iraque. Em breve será julgada pelos tribunais iraquianos. 


Baseado em muitos relatos e artigos de vários jornais europeus (alguns portugueses) esta é a história inquietante da jovem Bárbara, com uma extraordinária interpretação inaugural de Joana Bernardo, e que conta no elenco com Hugo Bentes, que já há algum tempo vem trabalhando com Tréfaut, e a actriz espanhola Lola Dueñas, entre outros. O realizador afirmou a recusa do instinto explicativo de justificar o percurso da personagem, rejeitando o pro forma do drama neo-realista para procurar no silêncio "algo mais próximo da tragédia e da ideia de ciclo" - S. Tréfaut, in Público (07/09/2022).


Além de um filme acerca da incongruência da guerra, A NOIVA é um estudo de carácter eloquente e perturbador, inspirado em casos reais, que conta a história de uma adolescente europeia que fugiu para o Iraque para ser noiva de um guerrilheiro do Daesh. Bárbara, interpretada pela estreante Joana Bernardo, é uma personagem complexa captada num momento caótico e final em que o destino da sua jovem vida, até aqui parca de escolhas e plena de opressão, lhe foi roubado.


Este retrato de uma jovem ambivalente e desenraizada exprime poderosamente a realidade do momento e a extrema falta de liberdade e autodeterminação que só os mais desprotegidos conhecem. Um filme importante, firmemente ancorado no real actual, que intima à reflexão e desafia à empatia.


Tem estreia marcada para esta quinta-feira, 12 de janeiro, às 21h no cinema Medeia Nimas, numa sessão especial com a presença do realizador e actores.


A partir de 12 de Janeiro, estreia-se no Cinema Medeia Nimas, em Lisboa, e Teatro Campo Alegre, no Porto. E ainda, ao longo do mês, no Auditório Charlot, em Setúbal, no TAGV de Coimbra, no Theatro Circo de Braga e no CAE da Figueira da Foz.

Subscreva a nossa newsletterr

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.