Notícia
A TORRE SEM SOMBRA é a grande estreia da semana
Já não falta muito para podermos descobrir A TORRE SEM SOMBRA, o novo e sensível filme de Zhang Lu, que também é o primeiro do autor a ser distribuído em Portugal.
De 16 a 19 de Agosto e a 28 de Agosto acontecem no Cinema Medeia Nimas as únicas sessões em que teremos a oportunidade de conhecer aquele que já foi descrito pela Film Comment como um «Hong Sang-Soo meets Wong Kar Wai meets GARDEN STATE».
Gu Wentong é um crítico gastronómico divorciado, com uma filha que deixou a cargo da sua irmã. A descoberta da localização do pai, com quem não tem contacto desde criança, numa cidade costeira a 300 km de Pequim, e uma nova relação com uma colega fotógrafa vão levá-lo a reconsiderar os seus papéis na vida como pai, filho e amante.
Neste filme romântico e encantador, Zhang Lu explora a possibilidade de recuperar todos os fragmentos emocionais e espirituais que se perdem ao longo da vida para evitar que sejam esquecidos. As pessoas aproximam-se umas das outras e afastam-se de novo, mas as imagens e os sons permanecem para testemunhar a sua passagem.
Para o The Film Stage, que o classifica com a nota máxima de 5 estrelas, «em A TORRE SEM SOMBRA as cenas não começam nem acabam, esbatendo-se e derramando-se umas nas outras, convidando-nos a entrar numa paisagem de sonho onde a fronteira entre a realidade e a miragem é propositadamente ténue.»
Na imprensa escrita portuguesa, Luís Miguel Oliveira classifica-o com 4 estrelas e afirma que «Zhang Lu filma com um sentido belíssimo de melancolia urbana».