Mailing list

Notícia

Notícia

David Lynch em Portugal

David Lynch (1946-2025) foi não só um dos maiores realizadores da história do cinema do último meio século, mas um artista total, único, prolífico e polimorfo. Em 2007 foi um dos convidados da primeira edição do LEFFEST, então European Film Festival Estoril, fundado por Paulo Branco, que lhe dedicou uma retrospectiva integral (tinha acabado de realizar Inland Empire, distribuído por Branco em Portugal, que também já distribuíra Eraserhead em cópia restaurada, Estrada Perdida, Uma História Simples, e Mulholland Drive) e que juntava as suas curtas, os filmes publicitários, as longas, os trabalhos para televisão (incluindo a série Twin Peaks), um espectáculo com Julie Cruise e uma exposição das fotografias de cena de Inland Empire. Lynch faria ainda uma masterclass sobre meditação, uma conversa onde respondeu a várias perguntas do público (ver aqui) e, num monte perto do Estoril, colocou uma bandeira com um sol vermelho sobre amarelo, para assinalar um futuro centro de meditação (ver fotos).


Em 2014, o LEFFEST organizou, no Centro de Congressos do Estoril, a exposição “Here & Now”, que juntava litografias do artista francês Jean-Michel Alberola e de David Lynch (e uma feita a quatro mãos; quando Lynch ia a Paris tinha por hábito ir trabalhar no atelier de Patrice Forest, onde Alberola também trabalhava).


E em 2018, Lynch esteve de novo no centro da programação do festival, com o extenso programa “Waiting for Mr. Lynch”: a exibição da sua obra a partir de Inland Empire, até aos primeiros episódios de Twin Peaks: The Return; a exposição Small Stories, no MUSA, em Sintra (fotomontagens a partir de retratos fotográficos recortados, reproduções de desenhos, gravuras e referências diversas) – na outra ala do museu, o fotógrafo Sandro Miller mostrava retratos inéditos de David Lynch e a série de fotografias e a curta-metragem “Psychogenic Fugue”, onde John Malkovich interpreta personagens icónicas do universo de David Lynch –; o lançamento da edição portuguesa da autobiografia Room to Dream / Espaço para Sonhar (Ed. Elsinore), com a presença da jornalista Krystine McKenna, que co-assinou o livro com Lynch; e uma sessão especial sobre a longa história de colaboração da cantora e actriz Chrystabell com David Lynch, com a projecção de alguns vídeo-clips e uma conversa com a Chrystabell, que também cantou a capella, antes da projecção de Inland Empire, a canção “Polish Poem”, escrita por ambos e incluída nos últimos minutos do filme. Na altura, e porque acabou por não poder deslocar-se ao festival, David Lynch ofereceu-nos uma curta-metragem que realizou nessa semana, para exibimos a abrir este programa, em estreia mundial (ver aqui).


Actualmente, decorre no cinema Medeia Nimas o ciclo “Os Enigmas de David Lynch”, que reúne, em cópias restauradas, os filmes distribuídos pela Nitrato Filmes – Eraserhead, O Homem Elefante, Uma História Simples, Mulholland Drive e Inland Empire –, e ainda, em sessões especiais e em exclusivo, Blue Velvet e Coração Selvagem.


Connosco continuarão para sempre as imagens de Lynch: hipnóticas, exaltantes, e que nunca poderemos esquecer.

Subscreva a nossa newsletterr

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.