Notícia
De Norte a Sul do país, O PIOR HOMEM DE LONDRES de Rodrigo Areias encontrar-se-á em exibição
A Leopardo Filmes anuncia que a sua mais recente produção, o Pior Homem de Londres, encontrar-se-á em exibição por todo o país. O filme de época, com realização de Rodrigo Areias e argumento de Eduardo Brito, estreia a 8 de Fevereiro nos cinemas.
Rodrigo Areias, conhecido por obras como Vencidos da Vida, Surdina ou Hálito Azul, na sua nota de intenções, expressa a sua admiração pelos Pré-Rafaelitas e destaca a organização única da "irmandade" artística do século XIX. O realizador revela que o filme é uma homenagem à persistência do movimento em reformar a arte pela arte, mesmo não sendo vanguardista, através da apropriação do passado.
A longa-metragem revela a vida controversa de Charles Augustus Howell na Era Vitoriana. Na segunda metade do século XIX, em Londres, ficou eternamente conhecido como o pior homem de Londres, um mestre da chantagem – graças ao escritor Arthur Conan Doyle, criador de Sherlock Holmes.
Filho de mãe portuguesa e pai inglês, nasce no Porto e emigra para Londres aos 17 anos. A história demonstra como vivia dividido entre a sua ambição de pertencer até às artimanhas que efetuava no mundo da arte, e a sua influência nos círculos sociais e políticos da época. Da ascensão na alta sociedade londrina como secretário do crítico de arte John Ruskin à sua conexão com a irmandade Pré-Rafaelita, o movimento artístico mais importante da época. O enredo constrói-se, também, em associação com eventos políticos como a participação de Howell no atentado contra Napoleão III.
Com a participação de actores portugueses como Albano Jerónimo e Victória Guerra, o filme promete ser uma peça intrigante que mergulha nos meandros da história e da cultura da Londres do século XIX, a partir de dia 6 de Fevereiro, de Norte a Sul do país, estreia nas salas de cinema portuguesas.