Mailing list

Notícia

Notícia

Destaques da Programação do 15º LEFFEST - Lisbon & Sintra Film Festival

Este ano marca o 15º aniversário do LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival. Os destaques da programação da 15ª edição, que decorrerá entre os dias 10 e 21 de Novembro, entre Lisboa e Sintra, foram anunciados hoje em conferência de imprensa.


Estão já escolhidos oito filmes de diversas cinematografias na Selecção Oficial – Em Competição, a ser completada com a entrada de mais alguns filmes a anunciar brevemente. Na secção Fora de Competição contamos por agora com 14 filmes, entre os quais se destacam o muito aguardado The French Dispatch, de Wes Anderson, que será o filme de abertura desta 15ª edição do LEFFESTBenedetta, de Paul Verhoeven, Madres Paralelas, de Pedro Almodóvar, Les Olympiades, de Jacques Audiard, e The Card Counter, de Paul Schrader.


O júri desta edição é composto por Emir Kusturica, realizador, argumentista, actor e músico, que dará um concerto com a sua banda, The No Smoking Orchestra, a encerrar esta 15º edição; o escritor J.M. Coetzee, que em 2003 foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura; a realizadora, argumentista e produtora Maria Speth; e Dolores Chaplin, actriz (e neta de Charlie Chaplin).


O núcleo deste 15º LEFFEST centra-se na celebração da Cultura Rom, em torno da qual organizaremos três debates históricos (com enfoque em três momentos: do Al-Andaluz à “Gran-Redada” em 1749; a perseguição e genocídio dos Rom pelos Nazis e durante a Segunda Grande Guerra; a situação actual na europa ocidental), programaremos a exibição de diversos filmes, a destacar uma pequena homenagem a Tony Gatlif que estará presente para a antestreia de Tom Medina (Selecção Oficial no Festival de Cannes), e ainda um foco na artista e sobrevivente do holocausto Ceija Stojka, com uma exposição, pela primeira vez em Portugal, das suas pinturas, leitura de textos da sua autoria e exibição dos filmes Ceija Stojka e Unter den Brettern Gras de Karin Berger. Destaque ainda para os concertos de Josémi Carmona trio (com Pepe Habichuela, artista convidado), Farruquito, Taraf de Caliu, Mónika Lakatos e Ricardo Ribeiro.


O espaço de Homenagens e Retrospectivas é dedicado a sete grandes nomes do panorama cultural: a realizadora e argumentista neozelandesa Jane Campion; o cineasta japonês Ryusuke Hamaguchi, que estará connosco durante o decorrer desta edição, nomeadamente para apresentar as antestreias nacionais dos seus últimos dois filmes, Wheel of Fortune and Fantasy (Urso de Prata e Grande Prémio do Júri no Festival de Berlim) e Drive My Car (Selecção Oficial em Competição no Festival de Cannes, onde arrecadou o Prémio de Melhor Argumento, o Prémio FIPRESCI e o Prémio do Júri Ecuménico); o cineasta romeno Cristi Puiu, cuja obra constitui uma reflexão sobre os valores morais e as conceptualizações filosóficas; a cineasta alemã Maria Speth, que venceu o Prémio do Júri no Festival de Berlim com o seu último filme Herr Bachmann und seine klasse, em antestreia nesta edição do LEFFEST; e o aclamado realizador Mike Dibb, que apresentará, em estreia mundial, o seu novo documentário Painted With My Hair. Dedicamos também um foco especial ao Teatro com Romeo Castellucci, através da exibição de encenações filmadas e masterclass e um Work in Progress do trabalho de realizador e produtor de Rodrigo Areias.


"Deus morreu e a sua morte foi a vida do mundo", afirmação de Philipp Mainländer é a premissa do ciclo temático "A Morte de Deus", com curadoria de Alexey Artamonov, Denis Ruzaev e Ines Branco López. Como podemos dar sentido a este paradoxo aparentemente irresolúvel e impossível - a ideia de Deus estar morto e a vida do mundo, a vida espiritual, em particular, continuar apesar disso? Encontramos respostas no cinema.


Na 15ª edição do LEFFEST, retomamos a rúbrica CinemART, uma secção que procura explorar o cinema através da fusão com outras artes. O LEFFEST irá exibir três filmes de Henrique Pina e, em antestreia nacional, Memory Box, o novo filme dos artistas e cineastas Joana Hadjithomas e Khalil Joreige.


Através do Serviço Educativo, uma secção paralela do LEFFEST, especialmente dedicada à comunidade escolar e ao público sénior, o festival assume a sua importância e responsabilidade na formação e desenvolvimento do público infantil e juvenil, em colaboração com a C. M. Sintra. Este programa especial de fruição, reflexão e discussão do cinema, é pensado de forma a estimular o gosto artístico e o pensamento crítico e encorajar a participação activa na comunidade.

Subscreva a nossa newsletterr

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.