Mailing list

Notícia

Notícia

Estreia | A LEI DE TEERÃO, de Saeed Roustaee

Nome habitual dos festivais internacionais de cinema, Saeed Roustaee tem recebido vários prémios com o seu mais recente filme, A Lei de Teerão. Estreia em sala esta quinta-feira.


Samad é polícia na brigada de narcóticos em Teerão, uma cidade Iraniana a transbordar de toxicodependentes, muitos dos quais sem abrigo e procura um barão de droga local, Nasser Khakzad. Depois de muitas tentativas, consegue localizá-lo, encontrando-o após uma tentativa de suicídio falhada. Enquanto Nasser passa pelos procedimentos legais que o levarão à pena de morte e à sua execução, Samad começa a perceber que foram as condições sociais e as instituições completamente corruptas da sociedade que forçaram Nasser à vida criminosa que levou. As detenções e execuções que fez na sua carreira começam então a apresentar-se como algo inútil e sem qualquer impacto no problema de droga no Irão.


Fazendo um retrato de uma questão poucas vezes abordada no cinema iraniano, com personagens bem construídas e credíveis, Roustaee chama a atenção para o aumento exponencial do número de toxicodependentes, a facilidade do acesso à droga e para a incapacidade das forças policiais no combate a esta epidemia.


Subscreva a nossa newsletterr

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.