Mailing list

Notícia

Notícia

Estreia | NOCTURNO de Gianfranco Rosi

Após ter integrado a Selecção Oficial do Festival de Veneza, sendo um dos filmes em competição, NOCTURNO estreia-se esta quinta-feira, dia 10, nas salas de cinema.


O mais recente documentário de Gianfranco Rosi tem como pano de fundo o Médio Oriente, tendo sido filmado no espaço de três anos nas fronteiras entre o Iraque, o Curdistão, a Síria e o Líbano. Trata-se de uma zona flagelada pela tragédia de guerras civis, ditaduras ferozes, invasões estrangeiras e a intervenção monstruosa do ISIS. Em entrevista, Rosi afirmou que foi encontrando vários habitantes dessas zonas de guerra e ganhou, crescentemente, a convicção de que teria de contar as suas histórias. 


Acima de tudo, a obra aborda o quotidiano para além do conflito, bem como as tentativas para refazer a existência em locais onde os ecos da guerra são uma presença constante, anulando qualquer plano para o futuro. De facto, a humanidade palpável no grande ecrã dá a NOCTURNO raios de luz, mesmo que feitos a partir da matéria sombria da história.


Galardoado com um prémio UNICEF, também o realizador Alejandro González Iñárritu destaca a qualidade estética, poética e cinematográfica de um filme que considera “poderoso” e “humano”, demonstrando “conhecimento e sabedoria”.

Há exibições diárias no Cinema Nimas (Lisboa), no Teatro Campo Alegre e no Cinema Trindade, ambos no Porto. Destaque ainda para as duas sessões especiais, que incluem a apresentação do documentário, no Nimas: quarta-feira, 16 de Junho, a partir das 20h30 (apresentação de Ricardo Alexandre, jornalista e investigador na área da política internacional) e durante a manhã de domingo, dia 27, às 11 horas. Esta segunda projecção terá a presença e apresentação da realizadora Salomé Lamas.


Por fim, no TAGV – Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, vai decorrer uma sessão única a 28 de Junho, marcada para as 15h.

Subscreva a nossa newsletterr

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.