Notícia
Estreia | O REI DO RISO de Mario Martone
Esteve na Selecção Oficial em Competição do Festival de Veneza e o seu actor principal – Toni Servillo – recebeu o prémio Pasinetti Melhor Actor. O REI DO RISO tem assinatura de Mario Martone e chega hoje às salas de cinema.
Na Nápoles da Belle Époque dos inícios do séc. XX, um actor criava a personagem burlesca de Felice Sciosciammocca, e as salas enchiam-se para o ver. Rei do riso e rei das bilheteiras, Eduardo Scarpetta (1853-1925), interpretado de forma brilhante pelo grande actor Toni Servillo, teve uma história peculiar. Mario Martone, encenador e cineasta, autor de alguns dos grandes títulos do cinema italiano das últimas décadas, visita as tradições do teatro napolitano e recria aquilo a que ele próprio chama “o romance imaginário de Eduardo Scarpetta e da sua tribo”. Uma “tribo” familiar e teatral, onde se juntavam a mulher e as amantes, os filhos legítimos e os ilegítimos, entre eles o famoso dramaturgo italiano Eduardo De Filippo, que nasceu da relação de Scarpetta com a sobrinha da sua mulher.
Um dia, Scarpetta resolve parodiar um drama de Gabriele D'Annunzio, o "poeta oficial" da época, com a anuência deste. Mas D'Annunzio resolve mudar de opinião...
«Título maior na filmografiade Mario Martone, “O Rei do Riso” é também um belo exemplo do cinema italiano no seu melhor e mais autêntico.»
Eurico de Barros, Observador ★★★★
Em exibição:
Cinema Nimas, Lisboa
Teatro Campo Alegre, Porto
Cinema Charlot, Setúbal
UCI El Corte Inglés, Lisboa
UCI Arrábida, Vila Nova de Gaia
Sessões únicas:
TAGV, Coimbra
CAE, Figueira da Foz
Theatro Circo, Braga
