Mailing list

Notícia

Notícia

Estreia | RAPARIGAS de Pilar Palomero

Depois de ter conquistado quatro prémios Goya, naquela que foi uma estreia auspiciosa para a realizadora, RAPARIGAS chega esta quinta-feira, dia 3, às salas de cinema.


A ideia para RAPARIGAS surgiu de um manual escolar religioso de Pilar Palomero, aquando dos seus tempos num colégio conservador. A sua incredulidade quanto às matérias de ensino, em 1992, suscitou o interesse em contar uma história com laivos biográficos. Protagonizado por um conjunto de jovens actrizes – Andrea Fandos, Natalia de Molina, Zoé Arnao e Julia Sierra – a acção do filme é minimalista, focando-se em Celia, que se encontra no limiar da adolescência, e descobre uma sede de viver em toda a sua glória multifacetada. Depois da chegada de uma nova rapariga – Brisa – a sua aceitação das doutrinas conservadoras, associadas a um ambiente absolutamente desprovido de cor e individualidade, muda. Enquanto, no grande ecrã, Celia e Brisa se mobilizam contra as figuras de autoridade e as suas estritas normas, atrás das câmaras o filme foi feito essencialmente por uma equipa de mulheres. 


Com dificuldades em acompanhar o anúncio da modernidade, é através de pequenos actos de rebelião que Celia e Brisa descobrem a adolescência. Tendo os Jogos Olímpicos de Barcelona e a Exposição Universal de Sevilha como pano de fundo, RAPARIGAS é um drama que aborda conflitos no seio da família e as pressões sociais de uma era ultrapassada, fruto dos anos mais negros do Franquismo. Palomero, cuja estreia foi auspiciosa e lhe valeu quatro prémios Goya (nas categorias de Melhor Realização, Melhor Argumento Original, Melhor Fotografia e Melhor Filme) admite que o filme “é uma reflexão digna de ser partilhada”. Afinal de contas, “até que ponto este tipo de educação segue o rasto da que foi dada aos nossos pais”?


Há exibições diárias por todos os pontos do país, nas seguintes salas: 


Cinema Nimas, Lisboa
UCI El Corte Inglés, Lisboa
Cinema NOS Amoreiras, Lisboa
Cinema NOS Alvaláxia, Lisboa
O Cinema da Villa, Cascais
Cinema Charlot, Setúbal
Cinema NOS Almada Fórum, Almada
Cinema NOS Alma Shopping, Coimbra
Cinema NOS Foz Plaza, Figueira da Foz
Teatro Campo Alegre, Porto
Cinema NOS Alameda Shop & Spot, Porto
UCI Arrábida 20, Vila Nova de Gaia
Cinema NOS Parque Nascente, Gondomar
Cinema NOS Braga Parque, Braga
Cinema NOS Fórum Viseu, Viseu
Cinema NOS Nosso Shopping, Vila Real



Subscreva a nossa newsletterr

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.