Mailing list

Notícia

Notícia

FAIRYTALE – SOMBRAS DO VELHO MUNDO, o fabuloso filme de Aleksandr Sokurov — uma estreia exclusiva da Leopardo Filmes

FAIRYTALE – SOMBRAS DO VELHO MUNDO, o fabuloso filme de Aleksandr Sokurov, é uma estreia exclusiva da Leopardo Filmes, já em exibição.

Quando incluiu 2 filmes de Sokurov entre os 10 melhores da década de 90, Susan Sontag escreveu: "Não há nenhum realizador em actividade neste momento cujos filmes admire tanto."


Sokurov é um dos grandes Mestres do cinema contemporâneo e a sua obra é uma das mais fascinantes e mais surpreendentes da actualidade. Ele próprio afirma que "a natureza do cinema está em constante mudança". O seu novo trabalho, FAIRYTALE – SOMBRAS DO VELHO MUNDO, no qual trabalhou, com uma jovem equipa, ao longo dos últimos seis anos, volta a mergulhar na história do séc. XX, mas de uma forma singular e absolutamente inovadora.


Esta "descida ao purgatório", por onde deambulam Hitler, Estaline e Mussolini, e ainda Churchill (com aparições de Jesus Cristo e de Napoleão), que falam entre si e uns dos outros, entre o horror e um humor ácido, foi construída utilizando materiais de arquivo, actualidades e documentários, com os diálogos retirados de fonogramas, diários e outros escritos, e depois trabalhada com uma paciência artesanal, criando imagens que evocam Gustave Doré ou as representações carcerárias de Giovanni Battista Piranesi.


Uma obra "majestosa, elegíaca e transcendente", como se lhe referiu a crítica. Um dos grandes filmes do ano!


João Lopes, Diário de Notícias ★★★★★

Inês N. Lourenço, Diário de Notícias ★★★★

Rui Pedro Tendinha, Diário de Notícias ★★★★

  


FAIRYTALE – SOMBRAS DO VELHO MUNDO


Skazka

de Aleksandr Sokurov

vozes do Velho Mundo: Alexander Sagabashi, Vakhtang Kuchava, Fabio Mastrangelo

Rússia, Letónia, Bélgica, 2022 – 1h18 | M/14


Fairytale – Sombras do Velho Mundo é mais uma obra irreverente, magistral e de um grande esplendor plástico na filmografia "mutante" de Aleksandr Sokurov. Uma visita ao "Reino das Sombras" da Europa do séc. XX, Fairytale é uma "fantasia documentada através de materiais de arquivo", que nos faz entrar numa espécie de limbo, uma "Divina Comédia", onde se cruzam as figuras infames de Hitler, Estaline e Mussolini, e ainda Churchill (com aparições de Jesus Cristo e de Napoleão), entre o horror e um humor ácido.


• Festival de Cinema de Locarno 2022 – Selecção Oficial em Competição

• Lisbon & Sintra Film Festival – Selecção Oficial em Competição


«Estamos perante um filme realmente excepcional. [...] Sokurov desafia a nossa capacidade de vivermos o cinema como uma maravilhosa máquina de reinvenção do mundo e das suas verdades. [...] Por todas as razões, este é mesmo um filme fabuloso.»

João Lopes, Diário de Notícias ★★★★★


Em exibição nas salas:

- A partir de 5 de Janeiro - Cinema Medeia Nimas, Lisboa; e Teatro Campo Alegre, Porto;

- segunda-feira, 23 de Janeiro, às 21h - Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra

- sexta-feira13, 13 de Janeiro, às 21h30 - Centro de Artes e Espectáculos, Figueira da Foz

- segunda-feira, 6 de Fevereiro, às 21h30 - Theatro Circo, Braga

Subscreva a nossa newsletterr

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.