Mailing list

Notícia

Notícia

FRANTZ, O AMANTE DUPLO, GRAÇAS A DEUS, VERÃO DE 85 — 4 filmes de François Ozon em DVD a partir de 8 de Março

Considerado um dos mais importantes realizadores franceses da actualidade, os filmes de François Ozon caracterizam-se frequentemente por uma perspicácia satírica aguda e uma visão liberal da sexualidade humana. Os seus quatro últimos filmes chegam-nos agora num pack DVD editado pela Leopardo Filmes, disponível a partir de 8 de Março.


FRANTZ (2016), protagonizado por Paula Beer – que recebeu o Prémio Marcello Mastroianni para Novos Talentos no Festival de Veneza, onde o filme integrou a Selecção Oficial em Competição – e Pierre Niney, é inspirado no filme O Homem que Eu Matei (1932), de Ernst Lubitsch. Após a Primeira Guerra Mundial, a jovem alemã Anna visita todos os dias a campa do seu noivo Frantz, morto em combate. Um dia conhece Adrien, um misterioso jovem francês que também visita a campa de Frantz. A sua presença, tão repentina após a guerra, vai agitar os ânimos na cidade. «(...) é uma bonita homenagem, “cinéfila”, a Lubitsch, e é um dos melhores filmes de François Ozon.», (Luís Miguel Oliveira, Público).


Adaptado da obra Lives of the Twins, de Joyce Carol Oates, O AMANTE DUPLO (2017) reúne Marine Vacth, que interpreta uma frágil e instável Chloé, e Jérémie Renier, que desempenha o papel dos gémeos-espelho: o psicanalista Paul, por quem se apaixona, até conhecer o seu irmão gémeo, Louis, também ele psicanalista, e uma versão oposta do irmão. Selecção Oficial em Competição no Festival de Cannes, «(…) nas mãos deste realizador torna-se numa fantasia de suspense, num delírio erótico sobre uma relação entre uma mulher e dois irmãos gémeos, um com bom feitio, outro cruel e psicótico.» (Rui Pedro Tendinha, em entrevista a François Ozon, em Cannes).


GRAÇAS A DEUS (2018), cuja estreia em Portugal teve a presença do protagonista Melvil Poupaud, recebeu o Grande Prémio do Júri na Berlinale. «Rigorosamente investigado, intelectualmente sério e o mais possível objectivo, impecavelmente escrito e exposto do ponto de vista narrativo, e muito bem interpretado (…)» (Eurico de Barros, Time Out), GRAÇAS A DEUS é um filme inspirado nos casos reais de abuso no seio da Igreja Católica. A história centra-se em Alexandre, que um dia descobre que o padre que abusou dele quando era escuteiro ainda se encontra a trabalhar com crianças. Decide tomar uma atitude, de forma a quebrar o silêncio relativamente aos crimes do padre, com o apoio de François e Emmanuel, que descobre serem também vítimas. Uma história cuja urgência se traduz num drama sóbrio, mas poderoso.


VERÃO DE 85 (2020) cruza uma narração em voz-off de Félix Lefebvre, o jovem Alexis, com a leveza do ambiente balnear de Verão. Alexis e David (Benjamin Voisin) vivem um amor de Verão que acaba em tragédia. Quando o barco de Alexis, de 16 anos, se afunda na costa da Normandia, David, de 18 anos, salva-o heroicamente. Alexis acabou de conhecer o amigo dos seus sonhos. Aclamado no Festival de Cannes e no Festival de San Sebastián, em ambos os casos na Selecção Oficial, «(…) vale a pena lembrar que ele [Ozon] é um dos mais originais autores da produção francesa das últimas décadas» (João Lopes).


O pack DVD com os quatro filmes de François Ozon estará disponível a partir de 8 de Março na loja online da Leopardo Filmes e nas lojas FNAC.


PVP: 29,99 €

Subscreva a nossa newsletterr

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.