Mailing list

Notícia

Notícia

JEAN- CLAUDE CARRIÈRE (1931-2021)

Foi uma das grandes figuras do cinema nas últimas cinco décadas, e no seu trabalho de argumentista conta com centena e meia de títulos, tendo colaborado com vários realizadores, sido um regular actor episódico, e mesmo realizador de algumas curtas. O momento fundamental da vida deste escritor nascido na província francesa, filho de viticultores, foi o seu encontro, ainda jovem, com Luis Buñuel num almoço em Cannes em 1963. Começaria aí uma grande amizade e profunda cumplicidade, que se manteria até ao fim da vida de Buñuel e da qual resultariam os grandes filmes da sua ‘fase francesa’: Diário de uma Criada de Quarto (1964), A Bela de Dia (1967), A Via Láctea (1969), O Charme Discreto da Burguesia (1972, Óscar de Melhor Filme Estrangeiro), O Fantasma da Liberdade (1974), e Esse Obscuro Objecto do Desejo (1977), derradeiro filme do cineasta. Escreveu ainda com Buñuel a autobiografia deste, O Meu Último Suspiro (1982). Confessaria em algumas entrevistas que mesmo após a morte do seu Mestre, conversava com ele todos os dias, e, em situações difíceis se perguntava como reagiria Buñuel perante essas situações. Todos estes filmes, distribuídos em sala pela Leopardo Filmes em versões restauradas no último ano, na grande operação “25xBuñuel”, podem actualmente ser vistos na plataforma de streaming Filmin, e serão em breve lançados juntos numa caixa DVD.


Carrière trabalhou ainda, entre outros, com Pierre Étaix, com quem começou, Louis Malle, Jacques Deray, Milos Forman, Marco Ferreri, Godard, Oshima, Schlöndorf, Chéreau ou Julian Schnabel. Nos últimos anos desenvolveu uma estreita colaboração com Philippe Garrel, que começou com o filme À Sombra das Mulheres (2015), também distribuído pela Leopardo Filmes. No teatro, destaca-se a sua colaboração com Peter Brook ao longo de mais de três décadas, que teve o seu ponto mais alto, quando, em 1985, levaram ao festival de Avignon a célebre encenação de nove horas do Mahabharata. Mais tarde, Brook dirigiu uma versão filmada dessa adaptação, que pudemos ver em 2017 no LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival, no âmbito de uma homenagem ao encenador e realizador, tendo ainda sido apresentado no TNDMII, Battlefield, encenado por Brook (com a colaboração de Marie-Hélène Estienne) a partir do Mahabharata e da peça de Jean-Claude Carrière.


A sua obra como escritor (romance, teatro, poesia, ensaio, memórias) é vastíssima. Ainda da sua eterna relação com Buñuel: uma noite, Jean-Claude pegou na autobiografia O Meu Último Suspiro, e, ao acaso (um método que herdara dos surrealistas) leu estas linhas: “Um desgosto: deixar de saber o que se passa. Abandonar o mundo em pleno movimento, como a meio de uma novela. Creio que esta curiosidade de além-túmulo não existia outrora, ou existia menos, num mundo que quase não mudava. Uma confissão: apesar do meu ódio à informação gostaria de poder levantar-me de entre os mortos de dez em dez anos, chegar ao pé de um quiosque de jornais e comprar alguns. Não pediria mais nada. Com os meus jornais debaixo do braço, pálido, caminhando rente às paredes, regressaria ao cemitério para saber das desgraças do mundo, antes de voltar a adormecer, satisfeito, no reconfortante abrigo do túmulo.” E, a partir daqui, escreveu um livro, Le Réveil de Buñuel (2011), onde ficciona vários encontros com o realizador no cemitério, levando-lhe vários jornais em várias línguas, discutindo com ele a actualidade, lembrando velhas e divertidas histórias que os dois viveram, sempre a galhofar. Galhofa que teria certamente começado no hotel Montfleury em Cannes, no primeiro dos milhares de encontros em que se sentaram frente a frente. Conta Jean-Claude que, às 13 horas em ponto, Don Luis foi ter com ele e conduziu-o para o restaurante. A primeira pergunta que lhe fez, olhando-o com atenção, foi: “Bebe vinho?”. Para ele, isso era fundamental. Jean-Claude respondeu que provinha de uma família de viticultores, e o rosto de Buñuel iluminou-se. De imediato mandou vir duas garrafas e a cumplicidade de ambos começaria logo ali.

Subscreva a nossa newsletterr

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.