Notícia
O BOBO, a obra-prima de José Álvaro Morais, no festival de Roterdão
O restauro digital de O BOBO, de José Álvaro Morais, uma das obras-primas do cinema português, terá a sua estreia europeia na próxima edição do festival de Roterdão (30 Jan. – 9 Fev,), o primeiro dos grandes festivais no calendário anual europeu, na secção Cinema Regained.
O filme, que em 1987 competiu no festival de Locarno, de onde saiu com o Leopardo de Ouro (o primeiro para Portugal) e o Prémio CICAE / Confederação Internacional do Cinema de Arte e Ensaio, integraria também, meio ano depois, a selecção oficial de Roterdão em 1988, onde agora regressa, em cópia digital restaurada. Será exibido nos dias 2 de Fev (20h45) e 6 de Fev (16h45), com a presença do actor Fernando Heitor.
A Leopardo Filmes é o distribuidor nacional e internacional de O Bobo, bem como do resto da obra de Morais.
–––––––––––––––––––––––
O BOBO
de José Álvaro Morais
com Fernando Heitor, Paula Guedes, Luís Lucas, Luis Miguel Cintra, Isabel Ruth, João Guedes, Glicínia Quartin, Rogério Samora
Portugal, 1987
Um dos títulos maiores do cinema português, entrelaça várias linhas narrativas que o realizador gere com grande mestria – o ensaio de uma adaptação teatral do romance O Bobo de Alexandre Herculano; a articulação entre o presente (o Portugal pós-revolução de Abril) e o passado histórico (a fundação da nacionalidade; a queda do império); a vida dos intérpretes no quotidiano, entre as intrigas políticas e os enredos amorosos.
Festival de Locarno 1987 – Leopardo de Ouro