Mailing list

Notícia

Notícia

Onde Está Você, João Gilberto? de Georges Gachot, estreia a 3 de Agosto

A Leopardo Filmes vai distribuir o documentário Onde Está Você, João Gilberto? sobre o lendário músico brasileiro que nos deixou no último sábado, fundador da Bossa Nova, “pai” da música brasileira moderna, “o maior artista de todos”, como se lhe referiu Caetano Veloso.
 
Partindo do livro Ho-ba-la-lá – À Procura de João Gilberto, de Marc Fischer, jornalista e escritor alemão que procurou incessantemente o músico mais influente do Brasil no último meio século, que há décadas não era visto pelo público, o realizador Georges Gachot seguiu as pistas que Fischer deixou, na esperança de conseguir compreender a história, a alma e a essência da Bossa Nova.
 
«João Gilberto influenciou gerações. Se fosse necessário reduzir ao extremo uma lista de discípulos declarados, talvez citar Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil fosse suficiente para entender em que dimensão ele mudou a cara e o som da música brasileira», declarou o repórter e colunista Thales de Menezes ao Diário de Notícias.
 
Caetano referiu que foi com ele que “aprendeu tudo”. E acrescenta: “[João Gilberto], com sua voz e seu violão,  refez a função da fala e a história do instrumento. Pôs em perspectiva todos os livros que eu já tinha lido, todos os poemas, todos os quadros, todos os filmes que eu já tinha visto. Não apenas todas as canções que ouvi. E foi com essa lente, esse filtro, esse sistema sonoro que eu passei a ler, ver e ouvir. […] A música não seria música sem a teimosia de João. Ele foi uma iluminação mística.”
 
O filme estreia em Portugal a 3 de Agosto, no cinema Monumental, em Lisboa, e noutras salas do país.

Subscreva a nossa newsletterr

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.