Notícia
OS DELINQUENTES, longa-metragem de Rodrigo Moreno que tem conquistado o circuito de festivais de cinema, estreia a 18 de Janeiro nas salas portuguesas
Festival de Cannes, Festival de Toronto, San Sebastián Film Festival ou New York Film Festival representam só alguns dos nomes de festivais nos quais OS DELINQUENTES tem vindo a ter êxito.
“Um filme de assalto sinuoso e diferente de todos os que já vimos: precisamente quando pensamos que sabemos com certeza para onde o filme está a ir, ele puxa-nos o tapete e deixa-nos a pensar em questões mais amplas.”
Collider (Chase Hutchinson) ★★★★
Festival de Cannes – Un Certain Regard
LEFFEST 2023 – Em Competição | Grande Prémio do Júri João Bénard da Costa
Festival de Toronto – Secção Centerpiece
San Sebastián Film Festival
New York Film Festival
Tal como na poesia de Cesário Verde, também na longa-metragem de Rodrigo Moreno, OS DELINQUENTES, o binómio campo/cidade se assume real.
Campo e cidade existem como forças antagónicas sendo que o espaço amplo do campo se opõe sistematicamente ao espaço confinados e sufocantes das cidades.
Atrever-se a desafiar os tempos claustrofóbicos dentro da rotina laboral é alargar os campos daquilo que é possível.
E é isso que Móran, funcionário de um banco em Buenos Aires, pretende fazer.
Planeia um esquema para se libertar da monotonia corporativa: rouba dinheiro suficiente para quebrar as algemas que o aprisionam, confessa o crime e cumpre pena de prisão, enquanto o seu colega de trabalho, Román, guarda o dinheiro.