Notícia
TODA A BELEZA E A CARNIFICINA, o documentário de Laura Poitras sobre Nan Goldin, estreia-se amanhã, 30 de Março, em Portugal.
É amanhã, 30 de Março, que acontece a aguardada estreia nacional do filme TODA A BELEZA E CARNIFICINA, um projecto que nasceu em Portugal quando a realizadora Laura Poitras conheceu a icónica fotógrafa americana Nan Goldin, por quem tinha uma enorme admiração, em 2014 no LEFFEST, no Estoril. Este encontro iniciou a gestação dum documentário sobre a unidade do brutal gesto criativo de Nan, que vive a fotografar histórias de amor e massacre, manejando o seu brutal poder criativo em desafio da morte, e culminou na erradicação do nome Sackler, uma família de magnatas dos opióides, de alguns dos principais museus do mundo — uma medida de justiça para as suas milhares de vítimas.
Permeia este filme poderosamente, evocativo e inspirador, um activismo militante, nascido do amor e da perda. Laura Poitras, realizadora do multipremiado CITIZEN FOUR, retrata as diferentes lutas travadas por Nan ao longo da sua vida, incluindo aquela que terminou nesta modesta vitória de despir os museus de um nome que tem o significado da dor e da perda, sempre brandindo o sabre da arte para talhar o real e honrar a sua verdade de amor. Foi a sua máquina fotográfica que lhe permitiu tomar o destino nas mãos e é nessa perspectiva de intervir sobre o real, que a vida da artista é passada em revista.
Também a vontade de dar visibilidade a comunidades esmagadas pelo estigma social que envolve as questões da orientação sexual e da identidade de género, mostrando ao mundo a beleza da pessoa queer e a assassina perseguição sistémica que a vitimiza, é um vector fundamental do filme. A majestosa eloquência da sua lente fotográfica, que continua a forjar uma sociedade mais aberta e mais segura para estas comunidades, fica patente nas sequências em que Nan passa em revista a sua obra, narrando a intensa experiência de vida que lhe subjaz.
A Leopardo Filmes orgulha-se de levar aos cinemas nacionais este filme profundamente relevante, sobre a vida (indissociável da obra) e batalhas de uma das grandes figuras da arte contemporânea, que terá direito a uma Sessão Especial no dia da estreia, no Cinema Medeia Nimas, às 21h30, com uma conversa com o professor e curador Delfim Sardo (CCB) e a conservadora e curadora Emília Tavares (Museu do Chiado).
