Mailing list

Notícia

Notícia

Uma sátira irresistível chega aos cinemas: BRAVO BENE!, o novo filme do génio italiano Franco Maresco, estreia-se hoje

O filme fez parte da Selecção Oficial em Competição da passada edição do Festival de Veneza, integrou a secção Grandes Mestres do 19º LEFFEST – Lisboa Fim Festival e estreia-se agora comercialmente no Cinema Medeia Nimas e Cinema City Alvalade, em Lisboa, e mais tarde, no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra.


A rodagem do filme de Franco Maresco sobre Carmelo Bene é abruptamente interrompida após mais um acidente no set. Exasperado com os takes intermináveis e repetidos atrasos, o produtor Andrea Occhipinti interrompe a produção, enquanto o realizador o acusa de «filmicídio» e desaparece. Entra Umberto Cantone, amigo de Maresco, a tentar reparar os danos com uma investigação... Mas, e se, longe de tudo e de todos, o realizador estiver a terminar o seu filme? Eis a sátira fílmica nas mãos de um siciliano.


Uma obra (a segunda do realizador que estreia comercialmente em Portugal) que nos dá a conhecer um cineasta único, Franco Maresco, espécie de «fantasma siciliano» que vagueia por Itália e pela Europa, como refere Fulvio Baglivi no livro que publicava sobre a sua obra quando este filme de Maresco sobre Carmelo Bene estava na competição de Veneza, onde não apareceu em pessoa, apenas no ecrã, pois também é actor no filme. E Maresco assusta muito e muitos, que o querem censurar, e ele a enganá-los com as suas sátiras carregadas de humor corrosivo, e um grande rigor, ético e estético.


Aquando da sua estreia no Festival de Veneza e em Itália, o filme foi largamente elogiado: a revista Onda Cinema descreveu o filme como «um gesto artístico radical, à rédea solta»; na Quinlan, foi descrito como «Uma reflexão sobre o cinema, através das formas delirantes de um mockumentary wellesiano»; na IONCINEMA, por sua vez, foi considerado «um manifesto incrivelmente gratificante sobre o estado actual do cinema».


BRAVO BENE! tem estreia marcada no Cinema Medeia Nimas e Cinema City Alvalade, em Lisboa, sendo mais tarde exibido no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, no dia 15 de Junho.


Subscreva a nossa newsletterr

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.