A Academia das Musas La academia de las musas
Quando regressa a casa após uma aula, um professor de Filologia é interrogado pela sua esposa, que desconfia da sua abordagem pedagógica. Ela desconfia especialmente do que ele considera ser a sua “Academia das Musas”, um projecto de inspiração clássica, com o qual pretende regenerar o mundo através da poesia.
Festivais e prémios
Festival de Cinema de Sevilha - Giraldillo de Ouro, Melhor Filme
Festival de Locarno -Selecção Oficial
Lisbon & Estoril Film Festival - Selecção Oficial – Em Competição
Crítica
«É a independência dos objectos do desejo, a sua consistência subjectiva que fazem da mise en scène de Guerín uma verdadeira dinâmica do desejo.»
Cahiers du Cinéma
«Esta "comédia das musas" povoada de beleza encanta-nos pela exploração picante das origens do amor na literatura do século XIV. Cativa-nos em seguida ao tentar aplicar este ideal poético ao mundo real e actual. Guerín recorda-nos o imenso poder da ilusão (»
Les Inrockuptibles
«Uma experiência cinematográfica fascinante.»
El País
«No final, o filme transcende as fronteiras da sala de aula para tornar-se numa experiência educativa que assume várias formas.»
Indiewire
«O mais recente filme de José Luís Guerin é uma exploração das linhas ténues existentes entre a arte e a vida, a ficção e o documentário, o rigor intelectual e as verdades emocionais.»
The Hollywood Reporter
«Eis um filme fascinante que nos ajuda a compreender a futilidade dos mais recentes super-heróis: aqui, o verdadeiro efeito especial é o desejo de conhecer e a vontade de compreender. E a sua velocidade é vertiginosa.»
João Lopes, Diário de Notícias
«Não há aqui actores profissionais, mas pessoas reais que reflectem, pelo movimento e ilusão das palavras, uma ideia de cinema. E esta é plenamente alcançada, por um também grande cinéfilo.»
Inês Lourenço, Diário de Notícias
Actores e ficha técnica
Raffaele Pinto
Emanuela Forgetta
Rosa Delor Muns
Mireia Iniesta
Patricia Gil
Carolina LLacher
Argumento e Realização - José Luis Guerin
Director de Fotografia - José Luis Guerin
Montagem - José Luis Guerin
Produção - Les Films de Orfeo / P.C. Guerín
Biografia do realizador
Nascido em Barcelona em 1960, José Luís Guerín realiza a sua primeira longa-metragem, "Los Motivos de Berta", em 1983. Em 1990 realiza dois documentários: "City Life" e "Innisfree", com o qual venceu vários prémios em Espanha. Sete anos depois estreia "Comboio de Sombras" e vence o Grande Prémio no Fantasporto. Em 2001, o documentário "En Construcción" estreia em competição no Festival de San Sebastián onde vence o Prémio Especial do Júri e o prémio FIPRESCI. Seis anos depois regressa à ficção com "Dans la ville de Sylvia", que se estreia em competição no Festival de Veneza.


