Graças a Deus Grâce à Dieu
Alexandre vive em Lyon com a mulher e os filhos. Um dia descobre que o padre que abusou dele quando era escuteiro, ainda se encontra a trabalhar com crianças. Decide tomar uma atitude, de forma a quebrar o silêncio relativamente aos crimes do padre, com o apoio de François e Emmanuel, também eles vítimas. Inspirada em casos reais de abuso no seio da Igreja Católica, esta é uma história cuja urgência se traduz num drama sóbrio, mas poderoso.
Festivais e prémios
Festival Internacional de Cinema de Berlim - Grande Prémio do Júri
LEFFEST - Lisbon & Sintra Film Festival - Selecção Oficial, Fora de Competição
Crítica
«“Um grande filme político, que incita a um questionamento profundo da sociedade, e um retrato muito preciso de homens frágeis, mas nunca fracos.”»
Bande à part
«"Um grande filme sobre a palavra e a hipocrisia do poder católico."»
Les Inrockuptibles
«“Uma raridade: um filme importante que é também absolutamente inspirador.” »
The New Yorker
Actores e ficha técnica
Melvil Poupaud
Denis Ménochet
Swann Arlaud
Éric Caravaca
François Marthouret
Bernard Verley
Josiane Balasko
Realizador: François Ozon
Argumento: François Ozon
Director de Fotografia: Manuel Dacosse
Produção: Mandarin Films, Scope Pictures
Biografia do realizador
Nascido em Paris em 1967, François Ozon é um realizador de cinema e argumentista francês cujos filmes se caracterizam frequentemente por uma perspicácia satírica aguda e uma visão liberal da sexualidade humana. Ozon alcançou um grande reconhecimento internacional com os seus filmes 8 Femmes (2002) e Swimming Pool (2003) e, em 2014, admitiu que lhe era mais fácil projetar-se em personagens femininas, em entrevista sobre o seu filme Young and Beautiful (2013). Atualmente, Ozon é considerado um dos mais importantes realizadores franceses da nova “Nouvelle Vague”.