Labirinto de Sombras Shadowbox
Maya vive com o marido Sundar, um ex-soldado traumatizado, e o filho adolescente Debu, num poeirento subúrbio de Calcutá. Enquanto Maya acumula vários trabalhos, Sundar é alvo de chacota pelos vizinhos e acaba muitas vezes aos cuidados de Debu, dividido entre a vergonha e o afecto. Afastada da própria família, Maya tenta convencer Sundar a arranjar emprego, mas ele resiste. Quando desaparece e surge como suspeito de homicídio, o seu secreto regresso põe à prova a relação do casal e a coesão da família.
Lisboa - Medeia Cinema Nimas
19:30Lisboa - Medeia Cinema Nimas
22:00Castelo Branco - Cineteatro Avenida
18h00, 21h30Lisboa - Medeia Cinema Nimas
17:15Festivais e prémios
Festival de Berlim 2025 – Perspectives
LEFFEST – Lisboa Film Festival 2025 – Descobertas – Prémio Revelação
Crítica
«Esta estreia indiana destaca-se por uma narrativa de economia e elegância.»
Screen Daily (Wendy Ide)
«Um pequeno e subtil filme sobre o amor familiar, a dedicação e a coragem.»
Cineuropa (Vladan Petkovic)
«Uma abordagem subtil e complexa das dinâmicas de género contemporâneas.»
Asian Movie Pulse (Olek Młyński)
Actores e ficha técnica
Elenco: Tillotama Shome, Chandan Bisht, Sayan Karmakar, Suman Saha
Argumento: Saumyananda Sahi
Direcção de Fotografia: Saumyananda Sahi
Montagem: Tanushree Das
Produção: Naren Chandavarkar, Shaunak Sen, Aman Mann, Saumyananda Sahi
Distribuição: Leopardo Filmes
Biografia do realizador
Tanushree Das
Nascida em Barrackpore, Calcutá, em 1980, Tanushree Das iniciou a sua carreira como actriz e encenadora de teatro. É mestre em literatura inglesa pela Universidade de Calcutá, e em 2011 concluiu o curso de montagem no Film and Television Institute of India. Desde então, trabalhou como montadora com realizadores de renome na Índia, e em vários projectos documentais e de ficção como chefe de iluminação e técnica de som. Labirinto de Sombras é a sua primeira longa-metragem como realizadora, ao lado de Saumyananda Sahi, com quem é casada. Juntos fundaram a produtora Skreen Films.
Saumyananda Sahi
Nascido em 1986 na cidade de Bangalore, Índia, Saumyananda Sahi foi estudante de Filosofia no St. Stephen’s College, em Deli, antes de ingressar no Film and Television Institute of India. Com excepção do documentário Small Things, Big Things (2014), que escreveu e realizou, tem dedicado a sua carreira à direcção de fotografia, trabalhando em produções exibidas em Berlim, Cannes, Sundance, Locarno e Roterdão. No pequeno ecrã, foi diretor de fotografia da minissérie da Netflix Julgamento de Fogo (2023) e destacou-se nas mesmas funções em All That Breathes (2022), filme nomeado aos Óscares e BAFTAS na categoria de Melhor Documentário, e o vencedor do Golden Eye, em Cannes, prémio também dedicado ao cinema documental. Labirinto de Sombras, apresentado nesta edição do LEFFEST, é a sua primeira longa-metragem de ficção como realizador, ao lado de Tanushree Das, com quem é casado. Juntos fundaram a produtora Skreen Films.


