Levante Levante
Nas vésperas de um campeonato de vólei decisivo para o seu futuro como atleta, Sofía, de 17 anos, descobre uma gravidez indesejada. Na tentativa de interrompê-la clandestinamente, acaba por se tornar alvo de um grupo fundamentalista determinado a impedi-la de levar a cabo o procedimento – mas nem Sofía nem aqueles que a amam estão dispostos a render-se perante o fervor cego da turba. Retrato da juventude fervorosa e progressista de um Brasil cujos sectores conservadores ainda detêm poder sobre os corpos das mulheres, Levante conquistou um prémio FIPRESCI em Cannes “pelas suas interpretações convincentes, a sua montagem vibrante, música envolvente e narrativa emocionante (...) afirmando que os direitos reprodutivos são direitos humanos”.
Festivais e prémios
Festival de Cannes 2023: Semana da Crítica, Prémio FIPRESCI para Melhor Primeira Longa nas Secções Paralelas
IFFR – Festival Internacional de Cinema de Roterdão: Prémio da Juventude
Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano 2023: Prémio Melhor Primeiro Filme
Festival du Nouveau Cinéma de Montréal: Prémio Fierté para Melhor Filme LGBTQ
LEFFEST 2023: Selecção Oficial – Descobertas
Crítica
«Filme social furiosamente contemporâneo, "Levante" apresenta-nos uma juventude queer vibrante, solidária e unida nos risos e nos silêncios, no desespero e na revolta.»
Bande à Part (Mary Noelle Dana)
«A força do filme reside em grande parte na escolha das suas actrizes, que exalam uma energia, uma combatividade e sobretudo uma frescura impressionantes.»
Transfuge (Séverine Danflous)
«Comprometido, luminoso, vibrante.»
Ouest France (T.C.)
«Raramente um filme mostrou tão bem as consequências concretas das leis repressivas no Brasil de Jair Bolsonaro, no poder entre 2019 e 2022.»
L’Humanité (Sophie Joubert)
Actores e ficha técnica
Ayomi Domenica, Loro Bardot, Grace Passô, Gláucia Vandeveld, Rômulo Braga
Argumento: Maria Elena Morán, Lillah Halla
Direcção de Fotografia: Wilssa Esser
Produção: Clarissa Guarilha, Rafaella Costa, Louise Bellicaud, Claire Charles-Gervais
Distribuição: Leopardo Filmes
Biografia do realizador
Lillah Halla (n. 1981) é uma cineasta brasileira formada pela EICTV – Escola Internacional de Cinema e Televisão, em Cuba. A sua curta-metragem Menarca (2020) foi apresentada na Semana da Crítica do Festival de Cannes, onde foi aclamada pela crítica, e premiada nos festivais de Tirana, Toulouse, Kurzfilmtage Winterthur e Curta Cinema. A sua primeira longa-metragem, Levante (2023), voltou a ser apresentada na Semana da Crítica de Cannes, onde foi galardoada com um Prémio FIPRESCI.