Nostalgia Nostalgia
Depois de vários anos a viver no Egipto, Felice Lasco retorna a Nápoles para reencontrar a mãe idosa que havia abandonado sem aviso quando ainda era adolescente.
De volta à sua cidade natal, perde-se entre as pedras das casas e as igrejas do bairro de Sanità, imerso nas palavras de uma língua que agora percebe como estrangeira, mas que na verdade é a sua.
Parece arrebatado por um estranho fascínio, e as memórias de uma vida distante que passou com Oreste – o seu melhor amigo de infância, com quem partilha um segredo – regressam ao seu âmago.
Quando se torna evidente que Nápoles representa uma vida perdida para ele e que deve voltar o mais rapidamente possível para o lugar de onde veio, Felice vê-se tomado pela força invencível da nostalgia.
Festivais e prémios
Festival de Cannes 2022– Selecção Oficial em Competição
Crítica
«NOSTALGIA, que vagueia com o seu romantismo pela cidade partenopeia, [...] é mais uma prova da criatividade eternamente renovada de um dos melhores cineastas italianos em actividade.»
Positif
«Um canto de sereia ao passado que nos confronta com um presente violento e nada romântico, pavimentado com a mesma calçada antiga e lavada de sangue.»
Variety
«Com um elenco formidável, direcção segura e trabalho de câmara habilidoso, NOSTALGIA prova ser um filme surpreendentemente envolvente.»
Hollywood Reporter
Télérama
Guardian
Le Figaro
Première
Actores e ficha técnica
Com: Pierfrancesco Favino, Francesco Di Leva, Tommaso Ragno, Aurora Quattrocchi, Sofia Essaïdi, Nello Mascia
Realização: Mario Martone
Argumento: Mario Martone, Ippolita Di Majo
Director de Fotografia: Paolo Carnera
Montagem: Jacopo Quadri
Produtora: PICOMEDIA e MAD ENTERTAINMENT
Distribuição: Leopardo Filmes