Toda a Beleza e a Carnificina All the Beauty and the Bloodshed
Toda a Beleza e a Carnificina é um épico e emocionante documentário sobre a vida da artista e activista Nan Goldin e as suas tentativas de responsabilizar a gigante farmacêutica Purdue Pharma, propriedade da família Sackler, pela epidemia dos opióides.
Realizado pela cineasta vencedora do Óscar de Melhor Documentário em 2014, Laura Poitras, este filme salta entre o passado e o presente de Goldin e a sua lendária exposição artística sobre HIV: Witness: Against Our Vanishing, que foi censurada pela NEA - National Education Association [Associação Nacional de Educação], em 1989.
A história foca-se, sobretudo, na criação do P.A.I.N (Prescription Addiction Intervention Now), um grupo fundado por Goldin, que procura responsabilizar os diferentes museus e instituições artísticas que colaboraram com a família Sackler em troca de apoio financeiro. No centro do filme estão destacadas algumas das maiores obras de Goldin, como The Ballad of Sexual Dependency; The Other Side; Sisters, Saints and Sibyls; e Memory Lost.
All the Beauty and the Bloodshed foi o vencedor do Leão de Ouro deste ano, prémio máximo do Festival Internacional de Cinema de Veneza. O filme integra a seleção oficial da edição de 2022 do LEFFEST.
Festivais e prémios
Festival de Veneza 2022 – Leão de Ouro
Oscars 2023 – Nomeado para Melhor Documentário
Independent Spirit Awards – Melhor Documentário
BFI London Film Festival 22 – Selecção Oficial, secção Documentary Competition
TIFF 22 – Selecção Oficial, secção Contemporary World Cinema
New York Film Festival 22 – Centerpiece Selection
Leffest – Lisbon & Sintra Film Festival – Selecção Oficial, Filme de Encerramento
Crítica
«Laura Poitras e Nan Goldin oferecem ao nosso tempo um filme incrível.»
Libération
«Essencial. Brilhante. Exuberante.»
Little White Lies
«Profundo e incendiário.»
Variety
Actores e ficha técnica
um filme de LAURA POITRAS
Fotografia e Slideshows NAN GOLDIN
Supervisão Musical DAWN SUTTER MADELL
Música SOUNDWALK COLLECTIVE
Co-produtora MEGAN KAPLER
Produção Arquivo SHANTI AVIRGAN
Co-produção Arquivo OLIVIA STREISAND
Montagem AMY FOOTE JOE BINI BRIAN A. KATES, A.C.E.
Produtores Executivos JEFF SKOLL DIANE WEYRMANN CLARE CARTER ALEX K WARTLER HAYLEY THEISEN
Produzido por HOWARD GERTLER JOHN LYONS NAN GOLDIN YONI GOLIJOV LAURA POITRAS
Realização LAURA POITRAS
Vendas Internacionais ALTITUDE FILM SALES
Distribuição em Portugal LEOPARDO FILMES
Biografia do realizador
Laura Poitras nasceu em Boston, Massachusetts, em 1964. É cineasta, jornalista e artista. Citizenfour (2014), o terceiro filme de uma trilogia sobre a América no pós-11 de Setembro, ganhou o Óscar de Melhor Documentário, além de prémios dos BAFTA, Independent Spirit Awards e Directors Guild of America. O primeiro filme dessa mesma trilogia, My Country, My Country (2006), sobre a ocupação do Iraque, foi nomeado para Óscar de Melhor Documentário enquanto a segunda parte, The Oath (2010), passada na prisão de Guantánamo Bay, foi indicada para dois prémios Emmy. Poitras recebeu uma MacArthur Fellowship em 2012, e já teve uma série de instalações expostas no Whitney Museum of American Art.
Laura Poitras foi convidada especial da edição de 2014 do LEFFEST. A realizadora veio apresentar o seu filme Citizenfour e, no processo, conheceu Nan Goldin, que fazia parte do júri do festival desse ano. Como ambas afirmaram em entrevistas, este foi o início de uma amizade e colaboração que resultaria na criação do mais recente filme de Poitras, All the Beauty and the Bloodshed (2022). Este filme foi o grande vencedor do Festival Internacional de Cinema de Veneza deste ano, recebendo o Leão de Ouro.