Mailing list

Notícia

Notícia

A NOIVA, de Sérgio Tréfaut, tem estreia mundial na Seleção Oficial do Festival de Veneza

A NOIVA, a nova longa-metragem de Sérgio Tréfaut, estreia mundialmente na Selecção Oficial do Festival de Veneza, na Competição Orizzonti. O filme tem distribuição em Portugal pela Leopardo Filmes.


Com Joana Bernardo, Hugo Bentes e Lola Dueñas, A NOIVA retrata uma adolescente europeia que foge de casa para casar com um guerrilheiro do Daesh. Torna-se uma noiva da Jihad. Três anos mais tarde a sua vida mudou dramaticamente. Vive num campo de prisioneiros no Iraque. Agora é mãe de dois filhos e está grávida outra vez. É uma viúva de 20 anos e será brevemente julgada pelos tribunais iraquianos. O que lhe fizeram a experiência da guerra e a lavagem cerebral?


Sérgio Tréfaut esteve no Iraque pela primeira vez em 2012, logo após a retirada do exército americano. Uma Guerra civil sangrenta estava a decorrer. Bombas explodiam diariamente, causando milhares de mortos. Naquela época, o realizador tentava preparar um documentário sobre como a teoria de Estado norte-americana segundo a qual uma imprensa independente e eleições livres transformariam o Iraque num país democrático e pacífico era pura hipocrisia. Teve a oportunidade de viajar entre Mossul e Bagdad, mas também no Sul e no Curdistão. O seu projecto de documentário naufragou com o surgimento do ISIS e com a ocupação de Mossul. Pouco depois, o surpreendente número de jovens europeus que se juntaram ao Daesh esteve na origem deste filme.

Subscreva a nossa newsletterr

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.