Notícia
Antestreia de A SIBILA na abertura do Batalha Centro de Cinema
No dia 10 de Dezembro, às 17h15, terá lugar no novo Batalha Centro de Cinema, uma sessão especial de antestreia do filme A Sibila, de Eduardo Brito, a partir do romance homónimo de Agustina Bessa-Luís, uma produção Leopardo Filmes / Paulo Branco.
Paulo Branco acrescenta assim, neste ano de celebração do centenário de Agustina, mais uma obra às várias que produziu a partir de romances da escritora, realizadas por Manoel de Oliveira.
A Sibila atravessa a vida de Joaquina Augusta Teixeira, Quina, nascida na Casa da Vessada, tomada na adolescência por uma síncope, a cuja recuperação se associou uma sabedoria acerca de todos os ritmos da consciência, do instinto, das forças telúricas – o dom profético de sibila, como na antiguidade.
O romance de Agustina é um marco histórico na literatura portuguesa e o mais importante da obra da escritora, o livro que impôs “um mundo romanesco, insólito, veemente, estritamente pessoal, desarmante e tão profuso e rico, verdadeira floresta da memória, tão povoada e imprevisível como a vida, onde nada é esquecido e tudo transfigurado”, como escreveu Eduardo Lourenço. A Sibila, o filme, com argumento e realização de Eduardo Brito, anima de novo aquelas personagens de um tempo fascinante, agora encarnadas pelas vozes e pelos corpos de duas grandes actrizes, Maria João Pinho e Joana Ribeiro, como Quina e Germa, as “sibilas” de uma história familiar, onde a verdade acompanha a ficção, e a “sibila” Agustina chega a antecipá-la.
Do elenco destacam-se ainda Raimundo Cosme, Simão Cayatte, Sandra Faleiro, João Pedro Vaz, Diana Sá, Emília Silvestre, Ricardo Vaz Trindade, Marcello Urgeghe, Madalena Aragão, Rui Neto, Dinis Gomes, Rita Martins, Gustavo Sumpta, Valdemar Santos, Mariana Costa, Ricardo Lagartinho Lopes, e a participação especial de Ana Padrão.
A Sibila é uma produção da Leopardo Filmes, e tem estreia nas salas prevista para o início de Outubro de 2023, a encerrar as comemorações do centenário de Agustina Bessa-Luís.