Notícia
OS PAPÉIS DO INGLÊS a 12 de Dezembro no prime time do Canal ARTE e as vendas internacionais do catálogo da Leopardo Filmes em 2024
Depois do sucesso crítico na estreia em Portugal, e da estreia internacional em Competição no Tokyo International Film Festival, onde, desde 1997, um filme português não era seleccionado para competir pelo Grande Prémio, OS PAPÉIS DO INGLÊS, de Sérgio Graciano, produzido por Paulo Branco, será exibido no dia 12 de Dezembro em prime time no Canal ARTE às 20h55 (hora em França), em formato série, com três episódios, que serão vistos de seguida, com difusão, em directo, para 32 países.
No número de Dezembro dos Cahiers du Cinéma, o redactor-chefe da revista, Marcos Uzal, fala de «uma introspecção [de Ruy Duarte de Carvalho] sobre Angola, sobre o colonialismo português, sobre a sua própria vida, desdobrando a sua viagem por uma travessia íntima desta parte da história portuguesa», da «grande beleza das paisagens áridas, longe do “cartão postal”», do «mistério dos lugares e dos seus habitantes».
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
As produções da Leopardo Filmes e o Catálogo do Cinema Português
– vendas internacionais e participação em festivais em 2024
O PIOR HOMEM DE LONDRES, de Rodrigo Areias, foi seleccionado para a nona edição do ARTE Kino, o festival de cinema europeu on-line que aquele canal organiza e que decorre de 1 a 31 de Dezembro. A propósito da presença neste festival, também visto nos 32 países do universo ARTE, Nicolas Geneix escreve na revista Positif de Dezembro que «Rodrigo Areias coloca estes pintores poetas na dependência de um homem de gosto implacável, ao longo de sequências picturais por vezes surpreendentes», penetrando no universo pré-rafaelita. O crítico destaca ainda as «interpretações de grande classe» e afirma que Areias é um «notável paisagista», um «cineasta a descobrir».
O filme, que teve a sua estreia internacional no início do ano no festival de Roterdão, onde esteve a concurso, foi recentemente adquirido para distribuição em Taiwan pela Joinstar. Marcou também presença em diversos festivais, nomeadamente no BAFICI de Buenos Aires, ou na Mostra de S. Paulo.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
A obra de JOÃO CÉSAR MONTEIRO, que a Leopardo Filmes distribui internacionalmente através de Paulo Branco, teve um grande destaque internacional em 2024.
A Cinema Guild adquiriu os direitos de distribuição de toda a obra (longas e curtas) para a América do Norte. Num extenso artigo, a revista Deadline celebra o acontecimento e escreve: «As obras subversivas e experimentais do cineasta português João César Monteiro estiveram durante muito tempo indisponíveis ou dificilmente se viam nos EUA [...] Mas tudo isso está prestes a mudar.
A Cinema Guild, sediada em Nova Iorque, adquiriu os direitos de distribuição norte-americanos dos filmes de Monteiro e está a planear uma ampla retrospectiva no circuito de salas de cinema – em restauros 4K – nos EUA e no Canadá no início de 2025. Os lançamentos digitais e em vídeo doméstico seguir-se-ão à retrospectiva nos cinemas.»
Destaca-se também a edição em França, pela Spectrum, de uma caixa Blu-ray que reúne toda a sua obras em cópias restauradas. Num artigo que a Positif dedica à edição desta caixa, refere-se a grande «beleza visual» destas versões restauradas agora reunidas, que nos permitem revisitar nas melhores condições a obra deste «grande esteta europeu» que junta a “alta” cultura com o trivial, levando-nos a redescobrir a sua criatividade».
Recordações da Casa Amarela e A Comédia de Deus foram vendidos ao Canal +, um dos principais canais de cabo franceses.
Os filmes Silvestre, Recordações da Casa Amarela e Que Farei Eu com esta Espada? integraram o programa «The Ongoing Revolution of Portuguese Cinema», no MoMA, em Nova Iorque.
A Comédia de Deus e As Bodas de Deus foram exibidas no 10.º Festival de Cinema Português em Seoul, na Coreia do Sul. Recordações da Casa Amarela foi exibido no GES-2 House of Culture, em Moscovo.
Em 2024, várias das obras de MANOEL DE OLIVEIRA foram exibidas em festivais e instituições culturais internacionais: Um Filme Falado no Reflet Médicis, em Paris, numa organização em parceria com os Cahiers du Cinéma; Porto da Minha Infância no Festival International du Film d’Histoire de Pessac; Viagem ao Princípio do Mundo, com Marcello Mastroianni, foi exibido no Instituto Italiano de Cultura de Córdoba, na Argentina, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no METRO Kinokulturhaus, em Viena, e no Deutsches Filminstitut, na Alemanha.
Vou para Casa, Party, Um Filme Falado e A Carta foram adquiridos pela ARTE France, com direitos de exibição em VOD para a Europa (excepto Portugal e Itália) entre Dezembro de 2024 e Maio de 2025.
A Carta foi adquirido pelo Canal +.
Uma nota ainda para:
Mosquito, de João Nuno Pinto, adquirido pela ARTE e que será exibido em prime-time em 2025;
a exibição no Festival International du Film d’Histoire de Pessac, entre 19 e 24 de Novembro, integrados num programa dedicado a explorar o diálogo entre a história e o cinema, Mistérios de Lisboa, de Raúl Ruiz, As Linhas de Wellington, deValéria Sarmiento, e A Herdade, de Tiago Guedes, apresentados por Paulo Branco, que presidiu ao júri do certame;
Belarmino, de Fernando Lopes, que integrou a Semana de Cinema Português na América Latina, com exibições no MALBA (Buenos Aires), Cinemateca de Bogotá, Cinemateca de Montevideo, Cineteca de Santiago e Cineteca do México, ao longo de Maio e Junho. Foi também exibido no MoMA de Nova Iorque, onde integrou o programa «The Ongoing Revolution of Portuguese Cinema»;
ainda neste programa no MoMA, O Bobo, de José Álvaro Morais, na nova cópia restaurada;
Nós por cá todos Bem, de Lopes, e Que Farei Eu com esta Espada?, de Monteiro, que foram exibidos na Cinémathèque de Toulouse, e ainda na Sorbonne Nouvelle;
Os Restos do Vento, de Tiago Guedes, integrou um ciclo de cinema luso-brasileiro em Karlovac, na Croácia. Foi também exibido no Cinéma Jean-Claude Carrière, em Bédarieux, e encerrou o ano no Festival "Olá Paris!" a 30 de Novembro;
A Herdade, exibido no ciclo "Verão como no Cinema", em Moscovo;
Cosmos, de Andrzej Zulawski, no EUNIC Film Festival in Valletta (Malta);
A Sibila, adaptação por Eduardo Brito da obra de Agustina Bessa-Luís, integrou a Semana de Cinema Português em Buenos Aires em Abril, e, no mesmo mês, passou a ser disponibilizado nos voos da Emirates Airlines, através da distribuidora Skyline;
Km 224, de António-Pedro Vasconcelos, e Ruth, de António Pinhão Botelho, foram vendidos para o canal televisivo de Massachussetts, EUA, The Portuguese Chanel.
Com estas e outras exibições e licenças internacionais, a Leopardo Filmes continuou a expandir o alcance do cinema português pelo mundo, solidificando a sua presença no panorama cinematográfico internacional de 2024.
