Mailing list

Notícia

Notícia

Paulo Branco homenageado pela Cinemateca Francesa

A Cinemateca Francesa acaba de anunciar que irá prestar homenagem ao produtor Paulo Branco de 10 a 21 de Fevereiro de 2021, com a sua presença e a exibição de uma escolha de cerca de 30 filmes por si produzidos.


Esta é a segunda vez que aquela Cinemateca presta tributo ao produtor português, depois de em 1992 lhe ter dedicado a homenagem intitulada “Bravo Branco”. Paulo Branco torna-se assim o primeiro produtor independente a ser homenageado duas vezes por aquela que é uma das mais importantes e prestigiadas cinematecas do mundo.


Podemos ler no dossier de imprensa de apresentação da temporada 2020-21, que teve lugar hoje:

“Devemos a este produtor inspirado e audacioso, que iniciou a sua actividade no cinema em Paris, como programador e exibidor, a emergência de uma parte maior da modernidade cinematográfica na Europa a seguir ao final da década de 1970. De facto, Paulo Branco permitiu a eclosão da maior parte dos realizadores mais essenciais do cinema neste período, desde os portugueses Manoel de Oliveira, Pedro Costa ou João César Monteiro, passando pelo chileno Raúl Ruiz ou o lituano Sharunas Bartas. Produziu também alguns dos filmes mais importantes de Chantal Akerman e Werner Schroeter. Muitos dos realizadores mais representativos de toda uma geração de cineastas franceses devem-lhe o início das suas carreiras: Olivier Assayas, Christophe Honoré, Laurence Ferreira Barbosa, Valeria Bruni-Tedeschi, Mathieu Amalric, entre outros. Paulo Branco ou a produção de filmes como aventura e como arte.”


(ver dossier de apresentação da temporada da Cinemateca Francesa)


De entre os cineastas portugueses, para além dos citados no comunicado da Cinemateca Francesa – Manoel de Oliveira, João César Monteiro e Pedro Costa –, Paulo Branco produziu filmes de mais de quatro dezenas de realizadores, muitos dos quais começaram com ele as suas carreiras: António Ferreira, António Pinhão Botelho, António-Pedro Vasconcelos, Bruno de Almeida, Carlos Saboga, Catarina Ruivo, Cláudia Tomaz, Edgar Pêra, Fernando Lopes, Frederico Serra, Hugo Vieira da Silva, Inês Oliveira, Ivo Ferreira, Jaime Silva, João Botelho, João Canijo, João Guerra, João Mário Grilo, João Nuno Pinto, Joaquim Pinto, Jorge Cramez, Jorge Silva Melo,  José Álvaro Morais, José Fonseca e Costa, José Nascimento, Luís Filipe Rocha, Marco Martins, Margarida Gil, Mário Barroso, Raquel Freire, Rita Azevedo Gomes, Rita Nunes,  Rosa Coutinho Cabral, Ruy Duarte de Carvalho, Teresa Villaverde, Tiago Guedes, Vicente Jorge Silva.

Subscreva a nossa newsletterr

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.