Mailing list

Notícia

Notícia

RESTOS DO VENTO estreou-se em França a 8 de Fevereiro, com críticas positivas nas principais publicações do país

Positif, Télérama, Les Inrocks, Premíére e Transfuge são apenas algumas das publicações a enaltecer a produção da Leopardo Filmes dos últimos tempos, com estreia em França a 8 de Fevereiro: RESTOS DO VENTO, de Tiago Guedes.


A crítica cinematográfica francesa afiou a sua pena para uma série de resenhas altamente positivas da estreia de RESTOS DO VENTO, de Tiago Guedes.


Depois de um bem-sucedido percurso pelo circuito dos festivais internacionais  e uma antestreia esgotada na Cinemateca Francesa no dia 24 de Janeiro, com a presença do realizador e da actriz Isabel Abreu, o drama produzido pela Leopardo Filmes estreia-se a 8 de Fevereiro nas salas de cinema francesas, tendo arrebatado elevados elogios da exigente crítica daquele país.


A Positif classifica o filme com quatro estrelas, dedicando-lhe sete páginas (em anexo) onde se inclui uma entrevista ao realizador, com a seguinte introdução: “(…) Guedes debruça-se, em RESTOS DO VENTO, sobre a origem da violência e as suas sequelas, no ecossistema de uma pequena localidade. Esta exploração das ambiguidades do ser, da permanência dos rituais e do peso da repressão, levada a um alto grau de maestria, é tão impressionante que nos pareceu importante conhecer o seu argumentista e realizador (…)”.


A Télérama dá igualmente quatro estrelas a esta produção da Leopardo Filmes, que apelida de “Um drama envolvente”, enquanto a Les Inrocks lhe chama “uma tragédia contemporânea habitada por forças pagãs” que assume “um tom mais mitológico, quase religioso”. Já a Transfuge, pela pena de Serge Kaganski chama-lhe um “Belo filme, sombrio mas lúcido” justificando desta maneira as quatro estrelas que lhe atribui: “A encenação é clássica mas intensa, febril [...] perfeitamente servida por um elenco impecável”.


A revista Premíére escreve: “Tiago Guedes reflecte sobre o ciclo inexorável da violência numa fábula (…) protagonizada por actores brilhantes, entre os quais Albano Jerónimo, notável como como “idiota da aldeia” muito mais esperto que a média”. Já a Les Fiches du cinéma, atribuindo-lhe quatro estrelas, escreve “(…) Tiago Guedes eleva o seu filme, adaptado de uma história verídica, à categoria de parábola, luminosa até pela escuridão”.  O Les Echos escreve que “Tiago Guedes realiza um filme cativante e perturbador sobre a cultura da violência” enquanto no Le Journal du Dimanche lemos que se trata de uma obra que “acaba por ser extremamente precisa e de alta qualidade”.


O France Info chama-lhe “um estranho e original thriller português que denuncia tradições tóxicas” enquanto o Famille chrétienne vê “um anjo exterminador” na figura de Laureano, num filme em que salienta “a dura beleza da imagem”. No Le Canard Enchaîné lemos: “O realizador Tiago Guedes convida-nos a uma reflexão poderosa e perturbadora sobre a monstruosidade que se esconde em cada um de nós (…) Encenação esparsa, atuações impressionantes, coescrita com Tiago Rodrigues, novo diretor do Festival d'Avignon, roça a perfeição”. Já o L’Obs exalta o realizador, que “examina a brutalidade de uma sociedade patriarcal e misógina” num filme que é uma “fábula moral” com “força dramática, sublinhada pela encenação sombria”.


RESTOS DO VENTO, que pode ser visto actualmente em exclusivo na HBO Max, entra assim no circuito francês, levando na bagagem uma mão-cheia de críticas exaltantes das principais publicações culturais gaulesas.

Subscreva a nossa newsletterr

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.