Mailing list

Notícia

Notícia

A HERDADE: depois da Competição em Veneza, a secção principal do Festival de Toronto

Depois da Selecção Oficial em Competição no festival de Veneza, onde teve uma standing ovation de largos minutos, hoje é dia da projecção para a imprensa e para a indústria de A HERDADE, no TIFF Toronto International Film Festival. A exibição oficial terá lugar na próxima terça-feira, 10 de Setembro, na secção Special Presentations, a mais importante do TIFF. A HERDADE é o primeiro filme português a estar presente nesta secção.
 
São raros os filmes que fazem esta “dobradinha”: Competição em Veneza seguida daSpecial Presentations em Toronto.
 
Continuamos a divulgar algumas das várias reacções internacionais ao filme, dos EUA à Rússia, Alemanha, Itália, Grécia e Irão. O Júri dos Críticos Independentes atribuiu a A HERDADE o Bisato d’Oro Award for Best Direction, para o realizador Tiago Guedes.


“Um resultado convincente e envolvente, com reminiscências remotas de O Gigante ou de alguns westerns de Anthony Mann […] Um óptimo título desta Competição. (…) é extraordinário ver-se o filme de [Tiago] Guedes na sua duração exponencial de 164 minutos, tudo de uma vez, imerso na imensidão da natureza silenciosa e maravilhosa, suspenso na flutuação do tempo, agarrado a um "padrone" progressista atípico do século passado. Entre as músicas que são sempre muito subtis, há a mão do grande Arvo Pärt.”
Davide Turrini, Il Fatto Quotidiano
 
“Um dos melhores exemplos da abordagem ao tema da família na Competição do Festival de Veneza é A HERDADE do realizador português Tiago Guedes. Também neste caso as questões contemporâneas se misturam inseparavelmente com os assuntos internos da família retratada.
[…]
Inicialmente, Tiago Guedes concentra-se no personagem principal, João, mas gradualmente irá revelar as relações de poder, constelações pessoais e complicações dessa família, juntamente com sua própria corte no carrossel de figuras ao seu redor. E mostra como o desejo de continuar uma dinastia familiar, como forma burguesa da aristocracia, chega ao seu fim natural quando não resta mais ninguém na família que acredite neste império.”
Tim Caspar Boehme, Taz.de
 
“Um filme torrencial, A HERDADE é uma obra ambiciosa, na qual a grande propriedade onde os acontecimentos têm lugar funciona como uma metáfora do que acontece ao protagonista: inicialmente poderoso e grandioso, sofrerá com o tempo os ventos da mudança, enfrentando dinâmicas que alterarão profundamente a sua natureza.
Com um estilo simples mas eficaz, Guedes oferece-nos uma análise interessante da história do seu país, colocando a Revolução dos Cravos como um momento central. [… um filme] estimulante, que dá ao espectador algumas sequências de alto nível: entre elas, o incipit e a festa de casamento da cunhada do protagonista, que mostra o talento do seu autor.”
Andrea Chimento, Il Sole 24 Ore
 
 “Com um final explosivo (…) Não me surpreenderia que levasse pelo menos um dos grandes prémios para casa [na 76ª edição do Festival de Veneza]”
David Opie
 
“Guedes (Entre os Dedos) aponta os westerns e melodramas como o filme Home From the Hill, de Vincente Minnelli, como grandes influências, que funcionam claramente como modelos com nuances políticas. […] A fotografia de João Lança Morais tem uma beleza informal inquestionável, e a sensibilidade para a natureza, com uma banda sonora quase mais dependente do vento que se faz ouvir do que da música de Arvo Pärt, Zeca Afonso e Charles Ives, é uma característica de relevo que se destaca e que se enquadra numa história centrada numa propriedade rural a sul do rio Tejo.”
Jay Weissberg, Variety

Subscreva a nossa newsletterr

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.